Enfam realizará cursos sobre gestão judicial e equidade racial
Podem participar magistrados federais e estaduais.
A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) está com inscrições abertas para o curso de especialização Gestão judicial: Judiciário de alta performance e para o curso de formação continuada Equidade racial para magistrados federais e estaduais. Ambos terão aulas síncronas, atividades assíncronas e encontros presenciais.
O curso Gestão judicial: Judiciário de alta performance será ministrado a distância, de 30 de agosto de 2023 a 30 de novembro de 2024, por meio do Moodle (atividades assíncronas) e do Teams (aulas síncronas) e terá dois encontros presenciais, totalizando 410 horas/aula. O curso tem coordenação científica do ministro Marco Aurélio Bellizze Oliveira, do Superior Tribunal de Justiça, e coordenação acadêmica do juiz Fabrício Castagna Lunardi, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. A programação abrange quatro eixos temáticos: Gestão estratégica na Justiça, Gestão de pessoas no Judiciário, Gestão na administração de tribunais e Gestão de processos na unidade judicial.
As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de agosto e são abertas a magistrados federais e estaduais e, em caráter excepcional, a servidores do Judiciário que atuem em atividade de assessoria ou exerçam papel coadjuvante às atribuições de magistrados. Mais informações no edital.
O curso Equidade racial será realizado presencialmente em Brasília, de 28 a 31 de agosto, das 9 às 18 horas, e terá atividades assíncronas (Moodle) de 1º a 6 de setembro totalizando 30 horas/aula. Serão discutidas, entre outras questões, a construção social e histórica de raça, racismo e suas implicações na condição da pessoa negra no Estado brasileiro, na construção das normas e na sua interpretação jurídica; conceitos sobre questões raciais; desigualdades raciais no Poder Judiciário e o papel institucional e pessoal na adoção de ações ou práticas tendentes à promoção da equidade racial; interseccionalidades entre raça e outros marcadores sociais da diferença e a aplicação da legislação e jurisprudência antirracismo. As inscrições podem ser feitas até 16 de agosto.
MA (texto) / Enfam (arte)