Curso de Aperfeiçoamento em conciliação e mediação nas relações de consumo
03/09/2019 - 03/10/2019
09:00 12:00 - terça-feira
09:00 12:00 - quinta-feira
José Carlos Ferreira Alves - Coordenador
Ricardo Pereira Junior - Coordenador
Data: 03/09/2019
Tema: I - O consumidor. Princípios e direitos básicos do consumidor. A relação de consumo. Conceitos.
Palestrante: Alexandre David Malfatti
Data: 05/09/2019
Tema: II - Dos Sistemas de responsabilidade nas relações de consumo. Responsabilidade pelo fato do produto ou serviço. Responsabilidade pelo vício do produto ou serviço.
Palestrante: Tasso Duarte de Melo
Data: 10/09/2019
Tema: III - Panorama histórico dos Métodos Consensuais de Solução de Conflitos. Legislação Brasileira. Resolução CNJ n. 125/2010. Novo CPC e Lei de Mediação
Palestrante: Ricardo Pereira Junior
Data: 12/09/2019
Tema: IV - Moderna Teoria do Conflito: Conceito e estrutura. Aspectos objetivos e subjetivos. Comunicação verbal e não-verbal. Escuta ativa. Comunicação nas pautas de interação e no estudo no inter-relacionamento humano: aspectos sociológicos e aspectos psicológicos.
Palestrante: Lourdes Regina Jorgeti
Data: 17/09/2019
Tema: V - Das práticas comerciais. Oferta. Publicidade. Práticas abusivas.
Palestrante: Luiz Antonio Rizzatto Nunes
Data: 19/09/2019
Tema: VI - Negociação. Conceito. Integração e distribuição do valor das negociações. Técnicas básicas de negociação (a barganha de posições; a separação de pessoas e problemas; concentração em interesses; desenvolvimento de opções de ganho mútuo; critérios objetivos; melhor alternativa para acordos negociados).
Palestrante: Guilherme Bertipaglia Leite da Silva
Data: 24/09/2019
Tema: VII - Das práticas comerciais. Cobrança de dívidas e banco de dados de fornecedores inadimplentes.
Palestrante: Tasso Duarte de Melo
Data: 26/09/2019
Tema: VIII - Conciliação: Conciliação judicial e extrajudicial. Técnicas (recontextualização, identificação das propostas implícitas, afago, escuta ativa, espelhamento, produção de opção, acondicionamento das questões e interesse das partes e teste de realidade). Finalização da conciliação - Formalização do acordo. Dados essenciais do termo de conciliação (qualificação das partes, número de identificação, natureza do conflito etc.). Redação do acordo: requisitos mínimos e exequibilidade.
Palestrante: Lourdes Regina Jorgeti
Data: 01/10/2019
Tema: IX - Da proteção contratual do consumidor
Palestrante: Guilherme Ferreira da Cruz
Data: 03/10/2019
Tema: X - Mediação: Mediação judicial e extrajudicial, prévia e incidental; Etapas - Pré-mediação e Mediação propriamente dita (acolhida, declaração inicial das partes, planejamento, esclarecimentos dos interesses ocultos e negociação do acordo). Técnicas ou ferramentas (co-mediação, recontextualização, identificação das propostas implícitas, formas de perguntas, escuta ativa, produção de opção, acondicionamento das questões e interesse das partes, teste de realidade ou reflexão).
Palestrante: Guilherme Bertipaglia Leite da Silva