Nome do Curso


10º Curso de Formação de Mediadores e Conciliadores

Período


24/08/2020 - 02/12/2020

Horários


19:00 22:00 - Segunda-feira

19:00 22:00 - Quarta-feira


Temas


Data: 24/08/2020

Tema: 1ª aula: A política pública de tratamento adequado de conflitos. A cultura da paz. Acesso à Justiça. A mediação e a conciliação: um novo paradigma para a Justiça. O papel do CNJ e o movimento nacional de conciliação e mediação. A Resolução 125/2010 e suas alterações. A formação, capacitação e aperfeiçoamento de mediadores e conciliadores.

Palestrante: JOSÉ CARLOS FERREIRA ALVES

Palestrante: Kazuo Watanabe

Palestrante: RICARDO PEREIRA JUNIOR


Data: 26/08/2020

Tema: 2ª aula: Um novo olhar sobre a Justiça. Postura Sistêmica do Gestor do Conflito e as Ordens da Ajuda. Perspectivas da teoria à prática. Reflexões. Movimentos.

Palestrante: VANESSA AUFIERO DA ROCHA


Data: 31/08/2020

Tema: 3ª aula: Autoconhecimento. A importância da autoconsciência e o desenvolvimento da autoimagem. O sujeito como agente de si mesmo, na busca de tornar-se um ser humano melhor. Mindfulness.

Palestrante: Marcelo Csermak Garcia


Data: 02/09/2020

Tema: 4ª aula: Ética dos Mediadores e Conciliadores. Conceito e aplicação. O que é ser uma pessoa ética. Importância da ética na vida profissional. A relação do Código de Ética dos Mediadores e Conciliadores com o Código de Ética das profissões de origem desses profissionais.

Palestrante: Daldice Maria Santana de Almeida


Data: 09/09/2020

Tema: 5ª aula: Aula instrutória para Estágios Supervisionados, Regras do Estágio Supervisionado; Preenchimento dos Relatórios de estágio; Locais e Procedimentos para a realização dos estágios; Requisitos para dispensa do Estágio Supervisionado; Divisão dos alunos por Supervisor; orientação quanto a Confecção dos Resumos e Entrega ao Supervisor; Prazos para a realização e entrega das tarefas e estágio supervisionado.

Data: Não Informado


Data: 14/09/2020

Tema: 6ª aula: Enfoque normativo e sua aplicação no Poder Judiciário. Legislação brasileira sobre conciliação-mediação e Juizados Especiais. Resolução do CNJ. A Lei de Mediação. A autocomposição no Código de Processo Civil. O terceiro facilitador: funções, postura, atribuições, limites de atuação. Remuneração e supervisão. O papel do conciliador e sua relação com os envolvidos no processo de conciliação. Os operadores do Direito (magistrado, promotor, advogado, defensor público, etc). Técnicas para estimular advogados a atuarem de forma eficiente na conciliação, contornando as dificuldades com operadores do direito e das partes (descontrole emocional, embriaguez, desrespeito).

Palestrante: MARIA CRISTINA ZUCCHI


Data: 16/09/2020

Tema: 7ª aula: Mediação, Conciliação e Negociação. Conceito e noções gerais. Diferenças entre mediação, conciliação e negociação. Escolas e/ou modelos de mediação. Os diversos modelos de mediação e conciliação. Soluções parciais e totais. Mediação privada e judicial. Diferença entre mediação e terapia. Panorama nacional e internacional.

Palestrante: Guilherme Bertipaglia Leite da Silva


Data: 21/09/2020

Tema: 8ª aula: Conflito. A moderna teoria do conflito. Noções gerais. O conflito como processo. Espiral do conflito. Processos construtivos e destrutivos. Percepções e reações. Espécies de conflito: latente, manifesto, agressivo, colaborativo. Etapas ou fases do conflito. Conflito e poder. Conteúdo manifesto e conteúdo real.

Palestrante: Juliana Maria Polloni Barros dos Santos


Data: 23/09/2020

Tema: 9ª aula: Comunicação e linguagem. Teoria da comunicação. Níveis da comunicação: representacional, retórico, performático e relacional. Pragmática da comunicação. Axiomas da comunicação. Visões narrativas e reflexivas. Possibilidades na comunicação. Obstáculos na comunicação. Escuta ativa. Diálogo.

Palestrante: Mônica Haydee Galano


Data: 28/09/2020

Tema: 10ª aula: Etapas e técnicas da mediação e da conciliação. Abertura e planejamento da sessão de mediação. Apresentação. Rapport. Investigação das propostas e interesses. Formas de perguntas. Escuta ativa. Espelhamento. Teste da realidade. Recontextualização. Criação e escolha da opção. Lavratura do acordo. Exequibilidade

Palestrante: MARGARETE APARECIDA SALTORATTO


Data: 30/09/2020

Tema: 11ª aula: Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania. Instalações, funcionamento e procedimentos. Fases pré-processual e processual. Estatísticas. Modelo factível de mediação judicial de acordo com a realidade do Judiciário brasileiro. As sessões de mediação e conciliação: espaço, mobília, ambiente e tempo adequados. Cadastro de conciliadores e mediadores.

Palestrante: RICARDO PEREIRA JUNIOR


Data: 05/10/2020

Tema: 12ª aula: A construção das soluções. Ferramentas para provocar mudanças. Recontextualização. Audição de propostas implícitas. Afago. Silêncio. Sessões privadas ou individuais. Inversão de papéis. Geração de opções/perguntas orientadas a geração de opções. Normalização. Organização de questões e interesses. Enfoque prospectivo. Teste de realidade. Validação de sentimentos.

Palestrante: MARIA AUXILIADORA LIMA


Data: 07/10/2020

Tema: 13ª aula: Primeira Aula Prática – Exercícios Simulados e Debates

Data: Não Informado


Data: 14/10/2020

Tema: 14ª aula: Conciliação e Mediação em Juízo – disciplina processual. A prática dos métodos autocompositivos no processo.

Palestrante: VALERIA FERIOLI LAGRASTA


Data: 19/10/2020

Tema: 15ª aula: A mediação no Direito de Família I. Divórcio, Guarda, Regulamentação do direito de convivência.

Palestrante: RICARDO PEREIRA JUNIOR


Data: 21/10/2020

Tema: 16ª aula: Oficina de Pais e Filhos: Um instrumento importante para a humanização da Justiça de Família. Definição, origem e importância. Funcionamento. A experiência do divórcio para os pais e para os filhos. Os efeitos negativos da exposição dos filhos aos conflitos dos pais. Como ajudar os filhos a se adaptarem à reorganização familiar, sem traumas. Relação co-parental: Parentalidade Paralela e Parentalidade Cooperativa

Palestrante: VANESSA AUFIERO DA ROCHA


Data: 26/10/2020

Tema: 17ª aula: A mediação no Direito de Família II. Partilha de bens, alimentos, investigação de paternidade, uniões homoafetivas, alienação parental. A importância da mediação em litígios de família.

Palestrante: JORGE TOSTA


Data: 04/11/2020

Tema: 18ª aula: Mediação no Direito do Consumidor

Palestrante: ALEXANDRE DAVID MALFATTI


Data: 09/11/2020

Tema: 19ª aula: Segunda Aula Prática – Exercícios Simulados e Debates

Data: Não Informado


Data: 11/11/2020

Tema: 20ª aula: Mediação Empresarial

Palestrante: Luiz Ricardo Modanese Norbim de Oliveira Santos


Data: 16/11/2020

Tema: 21º aula: Mediação Condominial

Palestrante: Ana Luiza Pretel


Data: 18/11/2020

Tema: 22ª aula: Mediação por Videoconferência. Habilidades do Mediador. Uso do Sistema Teams.

Palestrante: ANA CRISTINA FREIRE DE LIMA


Data: 23/11/2020

Tema: 23ª aula: Terceira Aula Prática – Exercícios Simulados e Debates

Data: Não Informado


Data: 25/11/2020

Tema: 24ª aula: Aula I – Técnicas de redação de acordos em Conciliação e Mediação. Terminologia jurídica e vocabulário técnico. Erros mais comuns na linguagem forense. Organização lógica do termo de acordo: seleção (o que constar), ordem dos itens, redação e revisão. Cuidados na elaboração do termo. Requisitos a serem observados na redação do termo de acordo: exatidão (correspondência entre a vontade das partes e o termo de acordo); clareza; precisão material e formal; objetividade; completude; exequibilidade. Vícios a serem evitados. Prática redacional e casuística.

Palestrante: MARCOS ALEXANDRE BRONZATTO PAGAN


Data: 30/11/2020

Tema: 25ª aula: Quarta Aula Prática – Exercícios Simulados e Debates

Data: Não Informado


Data: 02/12/2020

Tema: 26ª aula: Aula II – Técnicas de redação de acordos em Conciliação e Mediação.

Palestrante: MARCOS ALEXANDRE BRONZATTO PAGAN



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP