Nome do Curso


6º Curso de Extensão Universitária em Tutela Processual no Código de Defesa do Consumidor

Período


31/05/2022 - 20/09/2022

Horários


19:00 22:00 - Terça-feira


Temas


Data: 31/05/2022

Tema: A tutela constitucional do consumidor no campo processual. Os Princípios Constitucionais que informam o processo civil no âmbito do Direito do Consumidor. Acesso à Justiça e Defesa do Consumidor. A Tutela dos Direitos Difusos e Coletivos no Direito do Consumidor. Princípios processuais no CPC de 2015.

Palestrante: Patrícia Miranda Pizzol


Data: 07/06/2022

Tema: As tutelas de urgência no direito do consumidor. Efetividade do processo. Antecipação de Tutela e Medida Cautelar nos litígios de consumo. A tutela específica do artigo 84 do CDC: conceito, requisitos e alcance. Poder de Cautela do Juiz nas ações de consumo individuais e nas ações coletivas. Diálogo com o CPC de 2015.

Palestrante: ALEXANDRE DAVID MALFATTI


Data: 21/06/2022

Tema: As ações individuais de consumo I. O alcance do artigo 83 do CDC. Facilitação da Defesa do Consumidor em Juízo: outras medidas além da inversão do ônus da prova (art. 6º., VIII do CDC). Justiça Gratuita e Defesa do Consumidor – uma análise da jurisprudência do TJSP. Atuação processual abusiva do consumidor (ações fraudulentas).

Palestrante: GUILHERME FERREIRA DA CRUZ


Data: 28/06/2022

Tema: As ações individuais de consumo II. Competência e a prerrogativa de foro nas ações individuais. A intervenção de terceiros nas ações individuais. Diálogo entre o CDC e o CPC de 2015 nas intervenções de terceiros.

Palestrante: Anselmo Prieto Alvarez


Data: 02/08/2022

Tema: A conciliação, a mediação e a arbitragem como meios adequados (alternativos) para a solução dos conflitos de consumo. A cultura da paz e a alternativa ao modelo adversarial. A experiência dos CEJUSC em São Paulo. A conciliação e a mediação sob o enfoque dos conflitos de consumo. A polêmica sobre a arbitragem nos litígios de consumo. A Convenção Coletiva de Consumo. O Termo de Ajustamento de Conduta.

Palestrante: MARIA LUCIA RIBEIRO DE CASTRO PIZZOTTI MENDES


Data: 11/08/2022

Tema: As ações coletivas de consumo I. Aspectos Gerais. Diferenciação dos direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos. Legitimidade ativa (art. 82 do CDC). A atuação do Ministério Público e das Associações. Intervenção de Terceiros nas ações coletivas (incluindo-se o chamamento ao processo do art. 101, II do CDC). Litisconsórcio. Espécies de demandas coletivas. Jurisprudência do STJ e do TJ.

Palestrante: SERGIO SEIJI SHIMURA


Data: 16/08/2022

Tema: As ações coletivas de consumo II - O CDC e a Lei da ação Civil Pública. A Competência. A interpretação dos artigos 93 e 101 do CDC. Conexão entre ações coletivas de consumo. Conexão entre ação coletiva de consumo e ações individuais de consumo. A sentença: conteúdo. As Ações de Responsabilidade do Fornecedor de Produtos e Serviços. Ação Preventiva de Natureza Mandamental (art. 102 do CDC).

Palestrante: TASSO DUARTE DE MELO


Data: 23/08/2022

Tema: A produção de provas no processo de consumo. Os meios de provas nos litígios de consumo como forma de efetivação do direito básico do consumidor de acesso aos órgãos judiciários (art. 6º, VII do CDC). Ônus da prova e inversão. Polêmicas sobre o momento e o custo financeiro da produção da prova.

Palestrante: MILTON PAULO DE CARVALHO FILHO


Data: 30/08/2022

Tema: A coisa julgada no Código de Defesa do Consumidor. A disciplina da coisa julgada nas ações individuais e nas ações coletivas. A interpretação dos artigos 103 e 104 do CDC na doutrina e na jurisprudência.

Palestrante: GILSON DELGADO MIRANDA


Data: 06/09/2022

Tema: O Juizado Especial Cível e os litígios de consumo. O papel do JEC na resolução de conflitos de consumo: informações gerais no Brasil e no Estado de São Paulo. O processo do JEC: características específicas na instrução processual. Diálogo entre o CDC e a Lei n. 9.099/95 no âmbito dos processos entre consumidores e fornecedores.

Palestrante: CLAUDIA MARIA CHAMORRO REBERTE CAMPANA


Data: 13/09/2022

Tema: A responsabilidade civil solidária dos fornecedores e aspectos processuais. A solidariedade e seus diversos aspectos na responsabilidade civil do fornecedor. A repercussão processual da solidariedade. O exercício do direito de regresso pelo devedor solidário que satisfaz a obrigação: características processuais. Incidente de desconsideração da personalidade jurídica previsto no CPC de 2015.

Palestrante: ANTONIO RIGOLIN


Data: 20/09/2022

Tema: A liquidação da sentença e execução no Direito do Consumidor. A liquidação de sentença nas ações coletivas de direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos. A execução nas ações individuais e nas ações coletivas. As alterações do Código de Processo Civil e sua repercussão nas ações individuais e coletivas dos litígios de consumo. O crédito do consumidor no concurso de credores e na falência.

Palestrante: Ricardo de Barros Leonel



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP