Uso da IA no Judiciário é tema do primeiro episódio do podcast ‘Debate EPM’
Principais assuntos do Direito e da sociedade.
Com o objetivo de ampliar as discussões sobre temas em destaque do mundo jurídico e da sociedade, a EPM lança o podcast Debate EPM. No primeiro episódio, o juiz Fernando Antonio Tasso, coordenador da área de Direito Digital da Escola, apresenta o conceito de Justiça Ex Machina, que envolve a relação entre o fascínio acerca da utilização da inteligência artificial e a cautela na aplicação da jurisdição. A juíza Fabiana Marini e o professor da Universidade de São Paulo Juliano Souza de Albuquerque Maranhão participam dos debates.
“Imagine um juiz que consiga julgar com velocidade, qualidade e boa fundamentação todos os processos. A IA procura nos dar um vislumbre quase divino. Mas, em meio a esse fascínio tecnológico, paira a cautela jurisdicional”, afirmou o juiz Fernando Tasso na introdução do podcast.
Juliano Maranhão alerta: “é importante dizer que é uma ferramenta que tem falhas e por isso deve haver uma governança para revisão”. Na opinião da magistrada Fabiana Marini, a IA pode ser uma excelente ferramenta de apoio, desde que utilizada de forma correta. “É possível delegar funções para a IA, mas antes precisa haver um letramento digital. Porque não é tão simples como pesquisar um roteiro de viagem”, completa.
Ouça o programa completo ou assista ao vídeo do episódio, que estão disponíveis nas plataformas Spotify, Amazon Music e YouTube.
MB e RL (texto) / LS (arte)