Aplicação da dialética, da retórica e da sofística na argumentação jurídica será debatida na EPM

Inscrições estão abertas até 7 de setembro.

 

A EPM promoverá de 10 a 24 de setembro o curso Dialética, retórica e sofística: a argumentação jurídica como fazer persuasivo, sob a coordenação do desembargador Luiz Sergio Fernandes de Souza e do juiz Paulo Roberto Fadigas César. As aulas serão ministradas às quartas e sextas-feiras, no auditório do 3º andar da Escola e de maneira on-line (Teams), das 8h30 às 12h30.

 

A participação é gratuita e aberta aos profissionais, professores e estudantes de Direito e servidores. São oferecidas 65 vagas presenciais e 700 vagas a distância. Serão emitidos certificados àqueles que registrarem 75% de frequência. Para registrá-la, o aluno da modalidade a distância deverá acessar integralmente a aula, ao vivo ou em até cinco dias corridos após a disponibilização da gravação na Central de vídeos.

 

As inscrições estão abertas até o dia 7 de setembro. Os inscritos serão matriculados automaticamente, respeitados o número de vagas e o público-alvo. Mais informações no edital.

 

Programa:

 

10/9 – Retórica grega e oratória dos romanos: o legado dos antigos       

Prof. Régis Fernandes de Oliveira

 

12/9 – Retórica e erística: elementos para o entendimento dos mecanismos de manipulação

Prof. Mauricio Pagotto Marsola

 

17/9 – Discurso e mídias sociais: a sofística do século 21      

Prof. Fábio Ulhoa Coelho

 

19/9 – Discurso jurídico e controle social: sobre os limites da argumentação

Des. Luiz Sergio Fernandes de Souza

 

24/9 – O conhecimento heurístico e as falácias engendradas pela IA

Juiz Paulo Roberto Fadigas César

 

MA (texto) / LS (arte)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP