Novos juízes visitam Departamento de Inteligência da Polícia Civil e Centro de Operações da Polícia Militar
Juízes conheceram logística e tecnologia das polícias.
Os juízes substitutos do 191º Concurso de Ingresso participaram de visitas técnicas ao Departamento de Inteligência da Polícia Civil de São Paulo (Dipol) e ao Centro de Operações da Polícia Militar de São Paulo (Copom). As atividades fizeram parte da programação do Curso de Formação Inicial promovido pela EPM e foram monitoradas pelos juízes Adjair de Andrade Cintra, Helio Narvaez e Maria Fernanda Belli, integrantes da coordenação do curso.
Na terça-feira (28) os magistrados conheceram as instalações e a atuação do Dipol. Os delegados Marcelo Jacobucci, diretor do Dipol, e Mauricio Correali, titular do Centro de Comunicações e Operações da Polícia Civil (Cepol), falaram sobre a organização e as funções do Dipol, como órgão de apoio e execução da Polícia Civil e as suas divisões de trabalho. Na sequência, o delegado Luiz Fernando Zambrana Ortiz, responsável pela da Divisão de Tecnologia da Informação do Dipol, fez uma exposição sobre as ferramentas tecnológicas disponíveis.
Na parte da tarde, os juízes conheceram o Centro de Comunicações e Operações da Polícia Civil (Cepol), a Delegacia Eletrônica, a Delegacia de Defesa da Mulher Online (DDM Online), o Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro (Lab-LD) e o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD). As atividades foram conduzidas pelos delegados Raphael Zanon, Ana Lutério, Marcelo Almagro, Ricardo Bina e Marco Munari.
Ontem (29), foi realizada visita ao Copom, onde os juízes participaram de exposições do comandante do Copom, coronel Carlos Marques, e do 1º tenente Cruz, que falaram sobre o histórico do centro de operações, a atuação da Polícia Militar, os investimentos em segurança, as inovações tecnológicas no combate ao crime e na garantia da segurança da população, estatísticas e o atendimento pelos telefones 190 e 193 (Corpo de Bombeiros). Os magistrados também conheceram o centro de comando de Copom, onde são realizadas reuniões emergenciais e gabinetes de crise, e as cabines de atendimento em tempo de real de ligações aos telefones 190 e 193 e de operações policiais em andamento. Participou da visita o chefe da Assessoria Policial Militar do Tribunal de Justiça de São Paulo, coronel PM Marco Antonio Pimentel Pires.
MA (texto) MB e RL (fotos)