Estudantes de Direito do Mackenzie participam de exposições na EPM

Alunos cursam disciplina sobre a carreira da magistratura.

 

A EPM recebeu ontem e hoje (12) duas turmas de alunos do curso de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie que cursam a disciplina optativa "Magistratura – vocação e desafios". Os alunos participaram de exposições dos juízes José Eugênio do Amaral Souza Neto e Tatiane Moreira Lima, integrantes da coordenação dos cursos de Formação Inicial e de Vitaliciamento da EPM.

A atividade é coordenada pelo vice-diretor da EPM, desembargador Ricardo Cunha Chimenti, que ministra a disciplina no Mackenzie e coordena as áreas de Formação Inicial e Aperfeiçoamento para Vitaliciamento e Apoio aos Juízes na Escola. A matéria foi idealizada pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), com o objetivo de apresentar aos estudantes a realidade da magistratura, em especial a importância social, independência e ética do magistrado e aspectos da estrutura do Judiciário, auxiliando na busca de pessoas vocacionadas para a carreira. Entre outros temas, são apresentados a independência, deveres e prerrogativas dos juízes, estrutura da carreira e atuação do Judiciário. A programação é complementada com uma visita à EPM, onde os estudantes podem ter contato com juízes com experiências ricas na magistratura. 

 

Os juízes José Eugênio do Amaral e Tatiane Moreira Lima falaram sobre a preparação para o ingresso na magistratura, atuação do Judiciário e peculiaridades da carreira, como a diversidade de áreas de atuação do magistrado, a conciliação com a vida pessoal e iniciativas para aprimorar a prestação jurisdicional e a relação com o jurisdicionado. Ao final, esclareceram dúvidas dos estudantes. Nessa sexta-feira os alunos também puderam conversar com os juízes substitutos do 191º Concurso de Ingresso Igor Ferreira dos Santos, Izabela da Silva, Lucas Eduardo Sguissardi Roy e Thais Queiroz Ferrere Matos de Oliveira, que participam do Curso de Formação Inicial da EPM. Também esteve presente do juiz Jarbas Luiz dos Santos, integrante da coordenação do curso.

 

Mais fotos no Flickr.  

 

MA (texto) / MA e MB (fotos)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP