Estudantes de Direito do Mackenzie visitam a EPM

Alunos cursam disciplina sobre a atividade judicante.

 

A EPM recebeu ontem (11) a visita de alunos do curso de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie que cursam a disciplina optativa "Magistratura – vocação e desafios", oferecida pela Faculdade.

 

A visita foi coordenada pelo desembargador Ricardo Cunha Chimenti, que ministra a matéria no Mackenzie e coordena as áreas de Formação Inicial, de Aperfeiçoamento para Vitaliciamento e Apoio ao Juízes e de Juizados Especiais na EPM. Ele explicou que o projeto da disciplina foi desenvolvido em 2013 pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e visa acolher pessoas vocacionadas para a magistratura, propiciando que o estudante entenda melhor a atividade jurisdicional e a ética do magistrado.

 

O diretor da EPM, desembargador José Maria Câmara Júnior, agradeceu a participação de todos, em especial da palestrante e do coordenador do evento, e enfatizou o propósito do encontro.

 

Os estudantes reuniram-se com a juíza Tatiane Moreira Lima, que falou sobre a atuação do Judiciário, as complexidades e os desafios da carreira e sobre a importância da formação humanística e da sensibilidade que o magistrado deve ter na sua atuação. Ela destacou a atuação na oitiva de depoimento especial de crianças vítimas de abuso e a importância de uma ambientação adequada para recebê-las. “É de se notar a felicidade da criança quando eu digo que a partir daquele momento ela não precisará mais contar sobre o ocorrido para ninguém”, ressaltou, frisando o cuidado que se deve ter no depoimento especial para evitar a revitimização da criança. Ao final, ela respondeu às perguntas dos alunos sobre a carreira.

 

RF (texto) / RF e RC (fotos)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP