Experiência holandesa de aprimoramento judicial por meio da intervisão é estudada em curso da EPM

Floor Boekhorst e Carlo Zoppi foram os expositores.

   

Foi realizado na quinta-feira (15) o curso on-line Intervisão – a experiência holandesa de aprimoramento judicial da EPM, com exposição dos professores holandeses Floor Boekhorst e Carlo Zoppi.

  

O juiz Eduardo Rezende Melo, coordenador do curso e da área da Infância e Juventude da Escola, agradeceu a participação de todos, em especial dos palestrantes, e à direção da Escola e destacou a importância da experiência para o autoaprimoramento e melhor desempenho das funções jurisdicionais.

   

Os professores Floor Boekhorst e Carlo Zoppi explicaram a experiência holandesa para os magistrados em formação no método, que será replicado nas atividades formativas da EPM para aprimorar a prática da intervisão no âmbito da Escola e do TJSP. Eles esclareceram como o método aumenta a experiência e o desenvolvimento profissional e pessoal e estimula a cooperação, o entendimento mútuo, as perguntas abertas, a curiosidade no diálogo e a escuta com empatia. 

 

Na sequência, foi realizada uma prática de intervisão a partir de um caso real. A atividade consistiu na descrição de uma situação, segundo o entendimento do colaborador que a compartilhou. Os ajudantes fizeram perguntas ao colaborador, que as anotou e respondeu aquelas que considerou mais significativas, acrescentando informações sobre a situação. Os ajudantes fizeram outra pergunta e o colaborador novamente respondeu as mais significativas e os auxiliares redefiniram o problema inicialmente declarado. A seguir, o colaborador fez a sua própria redefinição do problema e possíveis soluções foram dadas pelos ajudantes. Por fim, os magistrados avaliaram o processo, reconhecendo o benefício gerado pelo método, que ampliou sobremaneira a visão inicial do problema, direcionando a melhores soluções por meio da análise conjunta do comportamento e especialmente do que está por trás do problema apresentado.

 

RF (texto) / Reprodução (imagem)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP