História do livro e bibliografia material serão apresentadas em curso da EPM e Fundação Arcadas

Inscrições podem ser feitas até 10 de julho.
 
A EPM e a Fundação Arcadas promoverão de 24 a 28 de julho o curso História do livro e bibliografia material: o impresso dos séculos XVI a XIX, sob a coordenação da desembargadora Luciana Almeida Prado Bresciani e do juiz Carlos Alexandre Böttcher, responsáveis pela área de História e Memória da Escola. O curso será ministrado pelo professor Fabiano Cataldo de Azevedo, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A aula inaugural será proferida pelo professor Bernardo Bissoto Queiroz de Moraes, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
 
As atividades acontecerão no auditório do 1º andar da Escola e no auditório Rubino de Oliveira da Faculdade de Direito da USP (primeiro andar do prédio histórico, localizado no Largo São Francisco, 95). Nos dias 24 e 25 o curso será realizado das 9 às 17 horas; nos dias 26 e 27, das 13 às 17 horas; e no dia 28, das 9 às 13 horas. O objetivo é evidenciar a relação da bibliografia material com a história do livro, apresentar as principais características e diferenças do impresso dos séculos XVI ao XIX, estudar sua estrutura e nomenclatura e exercitar a análise bibliográfica, além de demonstrar a necessidade da bibliografia material na catalogação e como esses conhecimentos podem promover o aumento da pesquisa, da inovação e das ações em humanidades digitais.

São oferecidas 40 vagas (presenciais), sendo dez vagas gratuitas para magistrados e servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo, dez vagas gratuitas para servidores da Faculdade de Direito da USP e 20 vagas para os demais interessados. Serão emitidos certificados de conclusão de curso àqueles que registrarem ao menos 80% de frequência.

O valor do curso é R$ 200,00, no ato da matrícula.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de julho. Magistrados do TJSP e servidores e assistente do TJSP que se inscreverem com usuário e senha de seu e-mail institucional serão matriculados automaticamente (verificar o recebimento do e-mail de confirmação de matrícula). Os demais inscritos deverão efetuar o pagamento da taxa e a matrícula no período de 11 a 18 de julho (confira a relação de categorias de desconto, documentos para matrícula e outras informações no edital).  

Programa:

24/7 – Abertura, palestra inaugural e introdução teórica
9h às 9h30 – Solenidade de abertura – Faculdade de Direito da USP
9h30 às 12h30 – Palestra inaugural – Breve história das edições do Corpus Iuris Civilis entre os séculos XV e XIX – Faculdade de Direito da USP
14h às 17h – História do livro e bibliografia material: introdução teórica – EPM

25/7 – História do livro e bibliografia material: o impresso dos séculos XVI a XIX (aulas teóricas)
9h às 12h30 – EPM
14h às 17h – EPM

26/7 - Aula prática (turma 1)
13h às 17h – Faculdade de Direito da USP 

27/7 – Aula prática (turma 2)
13h às 17h – Faculdade de Direito da USP

28/7 – Reflexões sobre as aulas teóricas e práticas. Conclusão 
9h às 13h – Faculdade de Direito da USP

MA (texto) / LS (arte)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP