Novos juízes conhecem estrutura e funcionamento do TJSP e questões relacionadas à judicatura

Atividades da primeira semana do Curso de Formação Inicial.

Os juízes substitutos aprovados no 190º Curso de Ingresso participaram de exposições sobre a estrutura e o funcionamento do Tribunal de Justiça de São Paulo, segurança pessoal e prerrogativas do magistrado, entidades de classe e Juizados Especiais, realizaram visitas monitoradas ao Palácio da Justiça e ao Museu do TJSP e esclareceram dúvidas sobre a carreira na primeira semana do Curso de Formação Inicial promovido pela EPM. 

A abertura, realizada na segunda-feira (22), teve exposição do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, e a presença dos demais integrantes do Conselho Superior da Magistratura; do diretor e vice-diretor da EPM, desembargadores Gilson Delgado Miranda e Ricardo Cunha Chimenti, coordenador-geral do curso; e integrantes da Comissão Examinadora e da coordenação do curso, entre outras autoridades.

À tarde, houve encontro com a coordenação do curso, com a presença dos coordenadores gerais, desembargadores Ricardo Chimenti e Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia e juízes José Eugenio do Amaral Souza Neto e Eduardo Palma Pellegrinelli; e dos juízes Aline Aparecida de Miranda, Ana Carolina Della Latta Camargo Belmudes, Ana Luiza Queiroz do Prado, Denise Indig Pinheiro, Jarbas Luiz dos Santos, Larissa Gaspar Tunala, Laura de Mattos Almeida, Luciana Caprioli Paiotti, Maria Fernanda Belli, Renata Coelho Okida, Ricardo Felicio Scaff, Sergio Araújo Gomes, Tatiane Moreira Lima e Thiago Massao Cortizo Teraoka.

No segundo dia do curso, os novos juízes reuniram-se com o presidente do TJSP e com os juízes assessores da Presidência no Palácio da Justiça, sede do Poder Judiciário paulista, e participaram de visitas monitoradas ao Palácio e ao Museu do TJSP. 

Na quarta-feira (24), as atividades tiveram continuidade na EPM com palestra do desembargador Edison Aparecido Brandão, presidente da Comissão de Segurança Pessoal e da Defesa das Prerrogativas do Magistrado, com a presença do desembargador Ricardo Chimenti. Ainda pela manhã, os juízes José Eugenio Amaral, Eduardo Pellegrinelli, Renata Okida e Tatiane Lima falaram sobre a magistratura paulista e esclareceram dúvidas dos novos juízes. À tarde, o diretor de RH Tiago Asprino fez uma exposição sobre análises de comportamento, com a participação dos juízes Adjair de Andrade Cintra, José Eugenio Amaral, Ana Luiza Prado, Renata Okida e Tatiane Lima.

A programação do quarto dia teve exposições do corregedor-geral da Justiça, desembargador Francisco Eduardo Loureiro; do vice-presidente do TJSP, desembargador Artur Cesar Beretta da Silveira; dos presidentes das Seções, desembargadores Ricardo Cintra Torres de Carvalho (Direito Público), Heraldo de Oliveira Silva (Direito Privado) e Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho (Direito Criminal) e dos juízes assessores.

Nessa sexta-feira (26), foram realizadas apresentações sobre a Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Magistrados de São Paulo (Magiscred) e a Fundação Fraternidade Judiciária. Participaram pela Apamagis o presidente, juiz Thiago Elias Massad; o 1º vice-presidente, desembargador Walter Rocha Barone; a 2ª vice-presidente, juíza Laura de Mattos Almeida, integrante da coordenação do curso; e os diretores do Departamento Jurídico, juízes Tiago Henrique Grigorini, Fabio Henrique Falcone Garcia e Renato de Andrade Siqueira. O desembargador Luís Paulo Aliende Ribeiro, diretor da Magiscred, falou sobre a entidade, com a participação dos funcionários Philippe Marabolim Mazer e Nilvania Mendes Lima. A atuação da Fundação Fraternidade Judiciária foi explicada pelo seu presidente, desembargador aposentado Walter de Almeida Guilherme. Os trabalhos foram monitorados pelos juízes Ricardo Scaff e Tatiane Lima.

As atividades da primeira semana foram concluídas com exposições sobre o Conselho Supervisor, o Colégio Recursal e a Turma Estadual de Uniformização dos Juizados Especiais. Os trabalhos foram conduzidos pelos desembargadores Ricardo Chimenti e Maria Olívia Pinto Esteves Alves, presidente da Turma Estadual de Uniformização dos Juizados Especiais, e pelo juiz Sergio Gomes.

RL (texto) / MB, KS, PS e RL (fotos)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP