Fraudes eletrônicas e crimes cibernéticos serão debatidos em curso na EPM

Inscrições estão abertas até 9 de setembro.

Nos dias 13 e 20 de setembro será realizado o curso Fraudes eletrônicas e crimes cibernéticos, promovido pela EPM, em parceria com a Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e a Escola de Segurança Multidimensional (Esem), com o apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), sob a coordenação do desembargador Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho e do juiz Ulisses Augusto Pascolati Junior. 

As aulas serão ministradas no auditório do 4º andar da Escola e de maneira on-line (Teams), das 9h às 12h30. O objetivo é a atualização sobre as modalidades de crimes cibernéticos, fraudes eletrônicas e golpes contra clientes de bancos e o aprimoramento dos procedimentos judiciais relacionados.

A participação é gratuita e aberta todos os interessados. São oferecidas 80 vagas presenciais e 700 vagas a distância. Serão emitidos certificados àqueles que registrarem 100% de frequência. Para registrá-la, o aluno da modalidade a distância deverá acessar integralmente a aula, ao vivo ou em até cinco dias corridos após a disponibilização da gravação na Central de vídeos.

As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de setembro. Os inscritos serão matriculados automaticamente, respeitado o número de vagas. Mais informações no edital. 

Programa: 

- 13/9 (sexta-feira)

9h às 9h30 – Abertura

9h40 às 10h40 – Dificuldades penais e processuais penais na condução de processos envolvendo crimes eletrônicos. Jurisprudência atual e visão multinível
Des. Antonio Carlos Alves Braga Junior
Juiz Fernando Antonio Tasso
Promotor de Justiça Luiz Fernando Bugiga Rebellato (mediador)

10h50 às 11h50 – Modalidades de fraudes eletrônicas e crimes cibernéticos
Delegado de polícia Robinson Fernandes 
Promotor de Justiça Lister Caldas Braga Filho
Advogado Roberto Troncon (mediador)

- 20/9 (sexta-feira)

9h30 às 10h30 – Apresentação de cases
Profa. Ana Carolina Pastore
Advogado Bruno Fonseca 
Juiz Thiago Baldani Gomes de Filippo (mediador)

10h40 às 11h40 – Sugestão de aperfeiçoamento e fluxos visando a prevenção
Delegado Valdemar Latance Neto – coordenador-geral de Combate a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal
Profa. Celina Realuyo – docente da National Defense University (participação on-line)
Prof. Leandro Piquet Carneiro (mediador)

MA (texto) / LS (arte)
 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP