Juízes realizam sentenciamento monitorado, estágio nos fóruns e atividades sobre prática da vara criminal e da execução criminal, depoimento especial e violência de gênero

Oitava e nona semanas do Curso de Formação Inicial.

 

Nas duas últimas semanas do Curso de Formação Inicial promovido pela EPM para os juízes substitutos do 190º Concurso de Ingresso, foram intensificadas as atividades de sentenciamento monitorado e de estágio nos fóruns da capital. Também foram promovidas dinâmicas sobre a atuação na vara criminal, de execução criminal, depoimento especial em processo penal e da família, debates sobre a violência de gênero, dentre outros temas.

 

De 9 a 16 de setembro, os magistrados realizaram o sentenciamento monitorado na Escola no período da manhã e o estágio supervisionado nas varas cíveis, da Fazenda Pública, da Família e de Juizados Especiais da capital. O sentenciamento foi monitorado pelos coordenadores do curso, desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia e juízes José Eugenio do Amaral Souza Neto, Adjair de Andrade Cintra, Aline Aparecida de Miranda, Denise Indig Pinheiro, Jarbas Luiz dos Santos, Maria Fernanda Belli, Larissa Gaspar Tunala, Ricardo Felício Scaff, Sergio Araújo Gomes, Renata Coelho Okida e Tatiane Moreira Lima.

 

A terça-feira (17) foi destinada à prática criminal, com exposições das juízas Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira e Tatiana Saes Valverde Ormeleze. Os juízes José Eugenio Amaral, Adjair Cintra e Jarbas Santos acompanharam os trabalhos e esclareceram dúvidas.

 

No dia seguinte, os magistrados realizaram audiências criminais simuladas, conduzidas pelos juízes Márcio Lucio Falavigna Sauandag, Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira, Renata Carolina Casimiro Braga Velloso Roos, Pablo Rodrigo Palaro de Camargo, Gisela Aguiar Wanderley, Tobias Guimarães Ferreira, Teresa de Almeida Ribeiro Magalhães, Tatiana Franklin Regueira. Os juízes José Eugenio Amaral, Adjair Cintra, Tatiane Lima e Ricardo Scaff também participaram das atividades.

 

Na quinta-feira (19) pela manhã, foi debatido o tema “Juizado Especial Criminal e aspectos práticos”, com exposição do juiz Flavio Fenoglio Guimarães. À tarde, o assunto foi “Execução criminal em meio aberto, PRD e multa – aspectos práticos”, com apresentação da diretora do Departamento Estadual de Execuções Criminais (Deex), Patricia Tiuman de Souza Carvalho. Os juízes Adjair Cintra e Sergio Gomes acompanharam os trabalhos.

 

Hoje (20), foram discutidos os aspectos práticos sobre a violência de gênero com as juízas Camila de Jesus Mello Gonçalves, Teresa Cristina Cabral Santana, Ana Carolina Della Latta Camargo Belmudes e Tatiane Lima. À tarde, os novos juízes participaram de exposições sobre depoimento especial em processo penal e em processos de família. Atuaram como expositores o juiz Heitor Moreira de Oliveira e o psicólogo Danilo Salles Faizibaioff, com a participação dos juízes integrantes da coordenação José Eugenio Amaral, Ana Luiza Queiroz do Prado, Ana Carolina Belmudes e Tatiane Lima.

 

RL (texto e fotos)

 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP