EPM e ENM promovem curso de formação de formadores
Participam magistrados das cinco regiões do país.
Teve início hoje (12) na Escola Paulista da Magistratura (EPM) o curso Formação de formadores – Nível 1 – Módulo 1, realizado em parceria com a Escola Nacional da Magistratura (ENM). Com a duração de três dias, o curso tem a participação de magistrados dos tribunais de Justiça de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Pará, Amazonas, Amapá, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, dos tribunais regionais eleitorais de Minas Gerais e Pará e dos tribunais de Justiça Militar de São Paulo e Minas Gerais.
A abertura foi realizada pelo diretor da EPM, desembargador Gilson Delgado Miranda, que agradeceu a participação de todos e destacou a presença de magistrados de vários estados. Ele ressaltou a intenção de promover novas edições do curso para que todos possam se qualificar para melhor desempenhar suas funções nos respectivos tribunais.
Representando a ENM, o desembargador Caetano Levi Lopes, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, explicou que a ENM está promovendo cursos nas cinco regiões brasileiras para facilitar o deslocamento dos magistrados interessados. Ele ressaltou a importância do aperfeiçoamento das técnicas de ensino para possibilitar o aprimoramento constante da magistratura. Agradeceu ainda a parceria da EPM e o apoio da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis).
A coordenadora do curso, juíza Ana Conceição Barbuda Sanches Guimarães Ferreira, do Tribunal de Justiça da Bahia, enfatizou a ideia de potencializar conhecimentos dos magistrados e promover o melhor exercício da judicatura. Ela ressaltou a importância do formador, fazendo um paralelo com os professores que influenciaram a vida de cada um.
O vice-diretor da EPM, desembargador Ricardo Cunha Chimenti, lembrou sua atuação na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), onde acompanhou a evolução do curso. Ele destacou que a formação consegue transmitir valores diferenciados, inclusive para aqueles que já são professores, com metodologias diferentes de ensino.
Além do desembargador Caetano Levi Lopes e da juíza Ana Conceição Ferreira, fazem parte da equipe de formadores o desembargador José Henrique Rodrigues Torres; os juízes José Eugenio do Amaral Souza Neto e Ana Luiza Queiroz do Prado; o juiz federal Vladimir Santos Vitovsky, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região; os professores Fernando de Assis Alves e Gabriel Henrique Collaço e a diretora da Divisão de Apoio Pedagógico da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (Emerj), Simone Cuber Araújo Pinto.
RL (texto) / MB (fotos)