Conselheiro da EPM é homenageado no Fórum de Guarulhos

No dia 17 de junho de 2011, o juiz Regis de Castilho Barbosa Filho, integrante do Conselho Consultivo e de Programas da EPM e responsável pela Coordenadoria de Formação em Política e Gestão Judiciária da Escola, foi homenageado por sua atuação na diretoria do Fórum de Guarulhos, durante mais de sete anos. 

A cerimônia foi realizada no Salão do Júri do Fórum de Guarulhos e teve a presença dos desembargadores Armando Sérgio Prado de Toledo, diretor da EPM; Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, presidente da Apamagis; Roque Antonio Mesquita De Oliveira, 1º vice-presidente da Apamagis; João Carlos Saletti, Paulo Dias de Moura Ribeiro, Regis de Castilho Barbosa, Demóstenes Miguelino Braga e José Emmanoel França; dos juízes João Batista de Mello Paula Lima, decano da Comarca de Guarulhos; Rodrigo Capez, assessor da Vice-Presidência do Tribunal de Justiça; Jayme Garcia dos Santos Junior, diretor do Fórum de Guarulhos; e Mariana de Souza Neves Salinas, esposa do homenageado; do chanceler da Universidade de Guarulhos (UNG), Antonio Veronezzi; da reitora da FIG-UNIMESP, Ossanna Chememian Tolmajian; entre outras autoridades, funcionários e convidados.  

Durante o evento, o juiz Regis de Castilho Barbosa Filho recebeu uma placa de homenagem e foram destacadas algumas de suas iniciativas entre elas, a Central de Mandados, a Sala de Teleaudiências; as Unidades Avançadas de Atendimento Judiciário na UNIMESP-FIG e na UNG; a aprovação do prédio para futura instalação da Vara do Juizado Especial Criminal; a 3ª Vara do Juizado Especial Cível; o Setor de Conciliação e Colégio Recursal; o projeto para realocação das Varas Cíveis, da Fazenda, JEC e da Família em um único prédio; a aprovação do Projeto elaborado pelo arquiteto Ruy Othake para construção do novo Fórum; o início das Atividades do Projeto “Justiça e Cidadania Também se Aprendem na Escola”; e a celebração de convênio entre a UNIMESP-FIG e o Tribunal de Justiça para o Projeto Piloto de Mediação. 

Na oportunidade, a supervisora de serviço de administração geral do Fórum de Guarulhos, Leila de Castro Mesquita Tanaka, falou em nome dos funcionários da administração e do cartório do distribuidor. “Fazer um discurso de homenagem e agradecimento é algo que podemos considerar fácil e difícil...Fácil, porque sabemos que com um simples obrigado, já poderíamos dizer muito. Por outro lado, existe a parte difícil que é tentar encontrar palavras necessárias para expressar todo o sentimento de gratidão e admiração por tudo de bom que o senhor nos proporcionou”, salientou. 

Discursando em nome dos magistrados que atuam na comarca, o juiz João Batista de Mello Paula Lima ressaltou a serenidade, humildade e elevado espírito público do homenageado e destacou o número de varas e cartórios instalados – onze – frisando a importância das unidades especializadas para a melhoria e maior celeridade da prestação jurisdicional. “A comarca de Guarulhos conheceu, sob a direção de Vossa Excelência, dias venturosos, e reconhece, nesta ocasião o trabalho ingente levado a cabo ao longo destes últimos anos”, afirmou. 

No encerramento da cerimônia, o juiz Regis de Castilho Barbosa Filho agradeceu a todos os magistrados, integrantes do Ministério Público, representantes do Poder Executivo, advogados e funcionários da comarca de Guarulhos, além dos familiares. “Durante estes mais de sete anos, contei com o apoio irrestrito de todos os colegas, o que me conferiu legitimidade para procurar engrandecer nossa Comarca, de provocar um levante no sentido de enaltecer esse portentado. Sinto que semeamos unidos, e que isso, para mim, é minha maior vitória pessoal, e que meus pecados e falhas à frente da Diretoria do Fórum foram perdoados”, ressaltou.

Discurso Leila de Castro Mesquita Tanaka Discurso juiz João Batista de Mello Paula Lima Discurso juiz Regis de Castilho Barbosa Filho


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP