Novos juízes participam do Módulo Nacional em Brasília
Módulo é promovido pela Enfam.
Os juízes substitutos aprovados no 191º Concurso de Ingresso participaram de 18 a 22 do Módulo Nacional do Curso de Formação Inicial, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) em Brasília. Foram realizadas visitas técnicas ao Superior Tribunal de Justiça e ao Supremo Tribunal Federal e exposições dialogadas e estudos de casos.
A abertura foi realizada na Corte Especial do STJ, sob a condução do diretor-geral da (Enfam), ministro Benedito Gonçalves, e contou com a participação do ministro Paulo Dias de Moura Ribeiro. O secretário-geral da Enfam, juiz federal Ilan Presser, falou sobre a atuação da Enfam e destacou o objetivo do módulo de proporcionar aos novos juízes ambientação e sensação de pertencimento ao Poder Judiciário.
Também fizeram exposições integrantes do Conselho Nacional de Justiça. O secretário de Estratégia e Projetos, Gabriel da Silveira Matos, apresentou um panorama do Conselho e os juízes auxiliares da Presidência do CNJ Karen Luise, Adriano Araújo e Renata Laurindo explanaram sobre os projetos Justiça Plural, Justiça 4.0 e Fazendo Justiça, realizados em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Os juízes auxiliares da presidência Fábio César dos Santos e Ana Lúcia Andrade de Aguiar falaram sobre o mapa estratégico do CNJ, com ênfase nos processos de trabalho que orientam a atuação do Judiciário e a importância da gestão de dados e desempenho da magistratura.
No mesmo dia, os juízes conheceram a Presidência do STJ, onde foram recebidos pelos ministros Antônio Herman de Vasconcellos e Benjamin, presidente da Corte, e Benedito Gonçalves. Herman Benjamin destacou aspectos da carreira e a importância da presença feminina no Judiciário e do fortalecimento da imagem do Judiciário.
O ministro Benedito Gonçalves ressaltou o papel da Enfam na formação e capacitação dos magistrados e o compromisso da Escola em preparar os magistrados para os desafios da carreira. “Essa semana marca não apenas o início de uma nova e promissora jornada, mas também reforça o compromisso do Poder Judiciário brasileiro, por meio de suas instituições, em investir na qualificação e na contínua evolução de seus quadros para aprimorar a prestação jurisdicional”, frisou.
Na sequência os juízes participaram do "2º Simpósio internacional de Direito dos povos indígenas", promovido pelo STJ, e de exposições dialogadas na Enfam sobre ética judiciária, questões de gênero e raciais, sistema carcerário, Direito Ambiental e mudanças climáticas, controle de convencionalidade, gestão processual e inovação tecnológica no STJ. O módulo foi concluído com uma visita técnica ao STF, onde foram promovidas exposições sobre desinformação e Poder Judiciário e processos estruturantes.
MA (texto) / STJ e Enfam (fotos)