Diretor da EPM prestigia comemorações dos 65 anos do Comando Militar do Sudeste

O desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo participou, nessa sexta-feira, 22 de julho, da cerimônia comemorativa dos 65 anos do Comando Militar do Sudeste (CMSE), localizado no bairro do Ibirapuera, em São Paulo. Na ocasião, o diretor da EPM representou o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador José Roberto Bedran. 

Durante a solenidade, foram homenageadas as instituições responsáveis pela segurança pública do Estado de São Paulo, além dos arquitetos Paulo Bastos e Léo Bonfim e de militares que prestaram excelentes serviços e contribuíram para o Exército Brasileiro. 

Foi lançado, ainda, a obra "Do Ribeirão do Grama às Margens do Paraibuna", de autoria do general José Mauro Cupertino, que terá renda revertida à Associação de Livre Apoio ao Excepcional. 

Prestigiaram o evento, o prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab; o comandante militar do Sudeste, general Adhemar da Costa Machado Filho; o comandante do IV Comando Aéreo Regional (Comar) major brigadeiro-do-ar Paulo Roberto Pertusi; o secretário de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto; o delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Carneiro Lima; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Álvaro Batista Camilo; o delegado Celso Perioli, responsável pela Polícia Técnico Científica; e o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, entre outras autoridades civis e militares. 

Histórico 

Criado em 1946, com a denominação de Zona Militar do Centro, o Comando Militar do Sudeste era sediado na cidade do Rio de Janeiro. Em junho de 1968, foi instalado o Quartel General do II Exército na cidade de São Paulo, no bairro do Ibirapuera, incorporando-se à paisagem paulistana. 

Com a reestruturação da Força Terrestre, em 1985, o Comando do II Exército passou a denominar-se Comando Militar do Sudeste (CMSE), modificando-se sua estrutura jurisdicional, que passou a abranger apenas o Estado de São Paulo. 

O CMSE tem como missão o aprimoramento permanente das gestões operacionais e administrativas, proporcionando suporte ao cumprimento da missão constitucional do Exército Brasileiro.


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP