PPA ‘Novos tempos’ promove palestra sobre inteligência emocional nas finanças
Cristiane Maeda foi a expositora.
O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu ontem (23) na EPM nova palestra do Programa de Preparação à Aposentadoria (PPA) ‘Novos tempos’, coordenado pela desembargadora Maria de Lourdes Lopez Gil Cimino. A exposição foi feita pela educadora financeira Cristiane Regina Perfídio Maeda, que falou sobre o tema “Inteligência emocional nas finanças”.
Cristiane Maeda ressaltou a importância de buscar o equilíbrio entre a razão e a emoção, em especial nas decisões de consumo, procurando refletir antes, ao invés de agir por impulso. Ela explicou que o equilíbrio financeiro começa com um “olhar para dentro”, para verificar o que é importante para a pessoa no momento e evitar a influência de estratégias de marketing e da profusão de ofertas de produtos e de aplicativos de compra, que podem induzir ao consumo desnecessário e à desestruturação financeira. “Muitas vezes o problema não é quanto ganhamos, é como administramos o que ganhamos”, ponderou.
A expositora recomendou também a elaboração de uma planilha de gastos, a definição de objetivos para o uso do dinheiro e a criação de uma reserva financeira. Por fim, falou sobre a necessidade da adaptação nas fases de transição, como a aposentadoria, que podem representar diminuição de receita e exigem readequação financeira para não haver perda de qualidade de vida. “Precisamos verificar com nosso núcleo familiar o que conseguimos readaptar para manter o que conquistamos”, frisou.
MA (texto) / MB (fotos)