Magistrados aposentados se capacitam para atuar como conciliadores

No dia 18 de outubro, na sede da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), foi realizada a entrega de certificados aos formandos do Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento, promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, em parceria com a Escola Paulista da Magistratura (EPM). A capacitação, com início em 23 de agosto, envolveu também magistrados aposentados, e as aulas aconteceram sempre às terças-feiras, na sede da Escola.

Essa é mais uma das atividades do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, criado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo para atender à Resolução nº 125/10, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu a Política Nacional de Tratamento dos Conflitos de Interesses.

Os formandos de já atuam como conciliadores e são, em sua maioria, magistrados aposentados. Eles integrarão as equipes dos recém-criados Centros Judiciários Solução de Conflitos e Cidadania.

A desembargadora Maria Cristina Zucchi, que integra o Núcleo Permanente, parabenizou os formandos pela capacitação. “Os aqui presentes acreditam que o acordo entre as partes é o melhor caminho a seguir.” O desembargador Paulo Dias de Moura Ribeiro, que também faz parte do Núcleo Permanente, endossou as palavras da colega e revelou o apoio que a ideia de remunerar os conciliadores e mediadores vem ganhando no parlamento, destacando o empenho nesse sentido do senador Aloísio Nunes Ferreira, em Brasília, e do deputado Fernando Capez, na Assembleia Legislativa de São Paulo.

O presidente da Apamagis, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, elogiou a colaboração dos magistrados aposentados para a evolução do Judiciário e colocou a entidade sempre à disposição para iniciativas como essa.

Ao final, o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo, fez a entrega dos certificados. Ele cumprimentou um a um os formandos e disse que a EPM continuará com total apoio à capacitação de mediadores e conciliadores.

Além dos formandos, estiveram presentes diversos desembargadores aposentados que integram o Grupo de Apoio ao Judiciário (GAJ), entre eles o ex-corregedor-geral da Justiça, Gilberto Passos de Freitas, o ex-vice-presidente Caio Eduardo Canguçu de Almeida e Laércio Laurelli.

 

Comunicação Social TJSP – RP (texto) / AC (fotos)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP