Desembargador Armando de Toledo é eleito para dirigir a EPM no próximo biênio

Nessa quarta-feira, 7 de dezembro, a chapa presidida pelo desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo, atual diretor da EPM, foi eleita para dirigir a Escola durante o biênio 2012/2014. Além do diretor, compõem a chapa o vice-diretor, desembargador José Raul Gavião de Almeida, e os integrantes do Conselho Consultivo e de Programas, desembargadores Antonio Luiz Pires Neto, Geraldo Luís Wohlers Silveira, José Carlos Ferreira Alves, Luis Carlos de Barros, Paulo Dimas de Bellis Mascaretti e Ricardo Henry Marques Dip e o juiz Regis de Castilho Barbosa Filho, como representante do 1º grau. 

A chapa eleita obteve 150 votos válidos na eleição, contra 141 da outra chapa, presidida pelo desembargador Ademir de Carvalho Benedito, atual integrante do Conselho Consultivo e de Programas da EPM, eleito para ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Oscarlino Moeller. 

Pela primeira vez, desde a criação da EPM, em 1988, a eleição de seus dirigentes foi feita pelo Tribunal Pleno – até então, só votavam os integrantes do Órgão Especial. A nova forma de eleição foi disciplinada pela Resolução n° 557/2011 do TJSP, que estabeleceu, ainda, que a eleição para os cargos diretivos da Escola fosse feita em conjunto com a dos cargos de direção e cúpula do Tribunal. 

A nova diretoria assumirá a gestão da Escola no próximo dia 1º de março. 

Diretor – Integrante da 31ª Câmara da Seção de Direito Privado, o desembargador Armando de Toledo é natural de São Paulo. Ingressou na magistratura em 1980, nomeado para a 25ª Circunscrição Judiciária, com sede em Ourinhos, tendo atuado nas comarcas de Palmeira D’Oeste, Registro, Americana e na Capital. Foi promovido ao cargo de juiz do 2º Tribunal de Alçada Civil em 2002, assumindo o cargo de desembargador em 2005. Foi eleito primeiro suplente, em 2006, e membro efetivo do Órgão Especial, em 2007 e em 2009. De 20 de janeiro a 3 de março desse ano, ocupou interinamente a Vice-Presidência do Tribunal, em decorrência da aposentadoria do titular. Exerce a diretoria da EPM desde fevereiro de 2011, quando assumiu o cargo em virtude da aposentadoria do desembargador Pedro Luiz Ricardo Gagliardi, para completar o biênio 2010/2012. Antes de assumir a Vice-diretoria da Escola, em março de 2010, integrava o Conselho Consultivo e de Programas, desde 2006. 

Vice-diretor - Integrante da 6ª Câmara de Direito Criminal, o desembargador José Raul Gavião de Almeida é natural de Itapetininga (SP). Foi promotor de Justiça de 1978 a 1983, quando ingressou na magistratura, sendo nomeado para 5ª Circunscrição Judiciária, com sede em Jundiaí. Atuou nas comarcas de Tambaú, Franco da Rocha, Guarulhos, Jundiaí e na Capital. Foi promovido ao cargo de desembargador em 2005. Na EPM, integra o Conselho Consultivo e de Programas e atua como tesoureiro, desde 2008. Antes, havia exercido as funções de coordenador-geral pedagógico adjunto e coordenador da área Criminal do Curso de Iniciação Funcional (biênios 2006/2008 e 2008/2010).


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP