Lançados selo personalizado e carimbo comemorativo aos 80 anos do Palácio da Justiça

Em comemoração aos 80 anos de fundação do Palácio da Justiça de São Paulo foi realizada, hoje (28), no gabinete da Presidência, solenidade de lançamento do selo personalizado e carimbo comemorativo alusivos à data – uma parceria entre o Tribunal de Justiça de São Paulo, Ministério das Comunicações e Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. A cerimônia foi acompanhada por desembargadores, juízes e funcionários.       

O selo personalizado é composto por duas partes: na primeira o Pavilhão Nacional tremulando ao vento compõe o plano secundário e emoldura o mapa do Brasil, preenchido pelas flores do Ipê – árvore símbolo nacional. Na segunda, retrata a imagem do Palácio da Justiça, sede do TJSP. O selo será obliterado pelo carimbo comemorativo, que segue a mesma temática.        

O diretor regional dos Correios, Eugênio Valentim da Silva, ao abrir a solenidade, afirmou ser uma grande honra para os Correios participar da comemoração dos 80 anos do Palácio da Justiça com o lançamento do carimbo e selo comemorativos, concebidos especialmente para a data. “Nesses 80 anos de vida o Palácio da Justiça certamente tem muito o que comemorar. Sua conservação reflete a história da atuação ilibada de nosso Tribunal, que trabalha incansavelmente na manutenção do Estado de Direito presente em todas as etapas da vida do cidadão paulista.” Eugênio Valentim da Silva lembrou que o prédio do Palácio da Justiça e o da Agência Central dos Correios, no Vale do Anhangabaú, têm em comum idealização de seus projetos pelo arquiteto Ramos de Azevedo.        

O presidente Ivan Sartori falou do orgulho do Tribunal de Justiça “em receber a homenagem, quando comemora seus 80 anos de existência, de uma empresa como os Correios, que tanto engrandece a nossa Pátria”. Sobre o prédio, o presidente ressaltou os investimentos que têm sido feitos para a sua preservação e falou da recente parceria entre as duas instituições – TJSP e Correios – na área das Execuções Fiscais para acelerar o andamento processual.  Ao final cumprimentou juízes, desembargadores e servidores das duas entidades.

Vale o destaque: Embora singela, a cerimônia marcou os presentes, entre eles, o presidente do TJSP, desembargador Ivan Sartori, o vice-presidente José Gaspar Gonzaga Franceschini, o diretor da Escola Paulista da Magistratura Armando Sérgio Prado de Toledo, o diretor regional dos Correios, Eugênio Valentim da Silva e o poeta Paulo Bomfim. Todos têm uma relação de amor e admiração pelo prédio e pelo que ele representa, mas Paulo Bomfim era o mais orgulhoso. Sua relação com o Palácio da Justiça, além de amorosa, é antiga. Testemunha ocular da época em que o prédio foi construído, disse emocionado: “vinha aqui com papai que era médico do Ricardo Severo (este cunhado de Santos Dumont), sucessor de Ramos de Azevedo”.      

Comunicação Social TJSP – RP (texto) / DS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP