Inscrições para o 1º curso de especialização em Direito do Consumidor em Sorocaba vão até o dia 21/7
Até o dia 21 de julho, estão abertas as inscrições para o 1º curso de pós-graduação lato sensu, especialização em Direito do Consumidor, do Núcleo Regional de Sorocaba da EPM.
O curso será realizado de 7 de agosto de 2013 a 27 de fevereiro de 2015 e terá carga horária de 360 horas/aula, sendo composto de seis módulos obrigatórios (confira a estrutura do curso nessa página).
As atividades acontecerão às quartas-feiras (seminários e aulas expositivas), das 7h30 às 13h30, nas dependências do Fórum de Sorocaba (Rua Vinte e Oito de Outubro, 691, Alto da Boa Vista). As aulas de Didática serão realizadas às quartas e sextas-feiras, em datas específicas. O curso está sob a responsabilidade do juiz Alexandre David Malfatti e do coordenador local, juiz Alexandre Dartanhan de Mello Guerra, e tem o apoio institucional da Academia Paulista de Magistrados (APM), da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis).
São oferecidas 100 vagas, abertas a magistrados, promotores de Justiça, funcionários do Tribunal de Justiça, procuradores, defensores públicos, advogados e demais bacharéis em Direito (portadores de diploma ou certificado de conclusão de curso), sendo um terço destinadas aos funcionários do Tribunal de Justiça de São Paulo e de Justiça Militar do Estado de São Paulo, respeitando-se as normas contidas na Portaria Conjunta nº 1/2012, publicada no DJE em 28/9/2012, págs. 1 a 4, e alteração publicada no DJE em 1º/2/2013, pág. 1. Para o preenchimento das demais vagas será dada prioridade sucessiva aos magistrados estaduais e federais e membros de carreiras públicas de Estado (Ministério Público, Defensoria Pública, Procuradoria e Advocacia Geral da União). As vagas remanescentes serão preenchidas pelos demais interessados, mediante análise do curriculum vitae. Se as inscrições de magistrados excederem ao número de vagas, haverá sorteio público em dia a ser previamente marcado, no Fórum da Comarca de Sorocaba.
Inscrições: os interessados deverão preencher a ficha de inscrição no site da EPM (clique aqui para acessar a ficha de inscrição). Após o preenchimento e envio, será automaticamente remetido um e-mail confirmando a inscrição.
A convocação para matrícula se fará por meio do site da EPM e do Diário de Justiça Eletrônico, a partir do dia 23 de julho. Caso o número de inscritos exceda o número de vagas, será divulgada lista dos selecionados para efetuar a matrícula. Caso contrário, todos estarão selecionados para a matrícula.
Matrículas: serão efetuadas de 25 de julho a 2 de agosto. Os inscritos deverão acessar a seção Matrículas do site da EPM e preencher os campos CPF e valor (conforme discriminado abaixo) do boleto do curso, que deverá ser impresso para pagamento, em espécie, em qualquer agência do Banco do Brasil (respeitado o prazo acima estipulado).
Após o pagamento, respeitando o prazo acima discriminado, o aluno deverá comparecer na Rua Vinte e Oito de Outubro, 691, Alto da Boa Vista, Sorocaba, nos dias úteis, das 9 às 12 horas e das 13 às 16h30, na sala 52, subsolo com a via do boleto pago e cópia dos documentos abaixo relacionados ou enviar as cópias digitalizadas dos documentos para o e-mail epm.matricula@tjsp.jus.br, especificando o nome do curso no assunto da mensagem. Não serão aceitos documentos enviados após essa data (os alunos isentos de pagamento ficam dispensados da apresentação do boleto).
Valor: R$ 600,00, no ato da matrícula (correspondente à 1ª parcela) e mais 15 parcelas no mesmo valor, com vencimento no dia 10 de cada mês subsequente. Nos meses de dezembro de 2013, janeiro e dezembro de 2014 e janeiro de 2015 não haverá cobrança.
Será concedido desconto não cumulativo às seguintes categorias:
- Funcionários do TJSP: será concedido desconto de 100%;
- Magistrados do TJSP: terão direito a bolsa de estudos de 60% (valor de cada parcela: R$ 240,00);
- Promotores de Justiça, magistrados de outros tribunais e os demais servidores estatutários ou comissionados ocupantes de cargos públicos (nos âmbitos federal, estadual e municipal): com a devida comprovação, terão direito a bolsa de estudos de 50% (valor de cada parcela: R$ 300,00);
- Conciliadores: mediante declaração comprobatória recente (emitida pelo setor competente do TJSP onde atua, com a assinatura do juiz), será concedida bolsa de estudos de 20% (valor de cada parcela: R$ 480,00).
Documentos exigidos para a matrícula:
- Magistrados, promotores de Justiça e defensores públicos: cópia simples da carteira funcional (CPF e RG, se não constarem na carteira) e 1 foto 3x4 recente;
- Funcionários do TJSP e TJMSP: cópia simples do diploma (frente e verso), da carteira funcional (CPF e RG, se não constarem na carteira) e 1 foto 3x4 recente;
- Advogados: cópia simples da carteira da OAB (do CPF e RG, se não constarem na carteira) e 1 foto 3x4 recente;
- Bacharéis em Direito: cópia simples do diploma (frente e verso), do CPF e do RG e 1 foto 3x4 recente;
- Outros funcionários públicos: cópia simples do diploma (frente e verso), da carteira funcional (do CPF e do RG, se não constarem na carteira) e 1 foto 3x4 recente;
- Conciliadores do Tribunal de Justiça (não funcionários): cópia simples do diploma (frente e verso), do CPF e do RG, 1 foto 3x4 recente, e declaração comprobatória recente (emitida pelo setor do TJSP onde atua, com a assinatura do juiz).
Obs.: Em caso de alteração de nome decorrente de casamento ou divórcio, ainda não constante na cédula de identidade, deverá ser apresentada cópia simples da certidão.
É de responsabilidade exclusiva do aluno o envio de todos os documentos exigidos. A matrícula não será efetivada e poderá vir a ser cancelada se constatado, a qualquer momento, alguma irregularidade.
Importante:
1. A inscrição do candidato importará no conhecimento de todas as instruções, tais como se acham estabelecidas neste edital, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento.
2. Os funcionários do Tribunal de Justiça deverão observar as normas contidas na Portaria Conjunta nº 01/2012, publicada no DJE em 28/09/2012, págs. 1 a 4 e alteração publicada no DJE em 1º/2/2013, pág. 1.
3. A matrícula poderá ser efetuada por procurador habilitado, que deverá entregar cópia do seu CPF e seu RG, e Procuração Simples, na qual deverão ser outorgados poderes específicos para matrícula e assinatura do Termo de Responsabilidade, além de todos os documentos exigidos ao candidato.
4. A não entrega ou envio da documentação exigida dentro do prazo estipulado implicará no cancelamento da vaga e a devolução de eventuais pagamentos efetuados só poderá ser feita por meios legais.
5. Documentos enviados para outros endereços eletrônicos serão desconsiderados e o inscrito não terá a sua matrícula efetuada.
6. Após efetuada a matrícula, oportunamente, o aluno receberá mensagem de confirmação de matrícula no e-mail informado na ficha de inscrição, contendo login e senha de acesso à seção “Sala de Alunos” do site da EPM, onde poderá obter informações pertinentes ao curso.
7. O aluno também receberá por e-mail o termo de responsabilidade, o qual deverá ser preenchido, assinado e protocolado na Rua Vinte e Oito de Outubro, 691, Alto da Boa Vista, Sorocaba, nos dias úteis, das 9 às 12 horas e das 13 às 16h30, sala 52, subsolo, no primeiro dia de aula.
Estrutura do curso:
O curso, aprovado pelo Parecer n° 264/2009 do Conselho Estadual da Educação, publicado no DOE em 28/8/2009, Seção I, página 22, objetiva dar formação especializada na área de Direito do Consumidor, bem como qualificar e capacitar docentes para o ensino superior.
Módulos:
Módulo I – Teoria Geral do Direito do Consumidor - 30 h/aula (9 aulas e 1 prova)
Módulo II – Responsabilidade Civil no CDC - 81 h/aula (26 aulas e 1 prova)
Módulo III – Oferta e Proteção Contratual no CDC - 99 h/aula (32 aulas e 1 prova)
Módulo IV – Tutela Processual no CDC - 69 h/aula (22 aulas e 1 prova)
Módulo V – Tutelas Administrativa e Penal no CDC - 21 h/aula (6 aulas e 1 prova)
Módulo VI – Didática do Ensino Superior - 60 h/aula (15 aulas,sendo 4 horas/aula por dia)
Programa dos Módulos:
1 - FUNDAMENTO CONSTITUCIONAL DO DIREITO DO CONSUMIDOR. Evolução histórica do Direito do Consumidor no mundo e no Brasil. Análise das disposições da CF relacionadas às relações de consumo - direito fundamentação de proteção pelo Estado (art. 5º, XXXII da CF) e princípio da ordem econômica (art. 170, V). Direitos Fundamentais (Direitos Humanos) e Direito do Consumidor - um diálogo necessário.
2 - DIREITOS FUNDAMENTAIS E DEFESA DO CONSUMIDOR. PROTEÇÃO DOS CONSUMIDORES COM NECESSIDADES ESPECIAIS. A conexão entre os direitos fundamentais e a proteção do consumidor. Os portadores de necessidades especiais e o Direito do Consumidor.
3- O CONCEITO DE CONSUMIDOR NO CDC. Consumidor destinatário final. Consumidor pessoa jurídica. Consumidor por equiparação - coletividade de pessoas (art. 2º., parágrafo único do CDC), vítima do evento danoso (art. 17 do CDC) e o exposto a práticas comerciais e a proteção comercial (art. 29 do CDC). O Conceito de Fornecedor. O Estado como fornecedor. Produto e serviço. Mercado de consumo.
4- OS PRINCÍPIOS QUE INFORMAM O D. DO CONSUMIDOR. Análise da Política Nacional das Relações de Consumo (art. 4º. CDC). O Conceito de vulnerabilidade do consumidor. As ações governamentais para a proteção do consumidor. Harmonização da relação de consumo como princípio. Boa-fé na relação de consumo. Educação e Informação. Métodos alternativos para solução de conflitos de consumo. A importância do Juizado Especial na solução dos conflitos de consumo.
5 -DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR. A força normativa e conexão dos direitos básicos e dos direitos constitucionais fundamentais. A proteção à vida, saúde e segurança do consumidor. A educação e a informação do consumidor. A proteção contra publicidade ilícita e outros métodos comerciais desleais e ilícitos. A modificação de cláusulas contratuais. A prevenção e reparação dos danos materiais e dos danos morais. A prevenção e reparação dos danos individuais e dos danos coletivos. A facilitação da defesa do consumidor em Juízo - inversão do ônus da prova e outras formas.
Módulo II – Responsabilidade Civil no CDC - 81 horas/aula (26 aulas e 1 prova) - de 18/9/2013 a 18/12/2013
1 - RESPONSABILIDADE POR VÍCIO DO PRODUTO E DO SERVIÇO NO CDC. Conceitos e distinções entre vício e defeito. Vícios de qualidade e de quantidade. Os produtos in natura. Consequências do vício. A legítima expectativa do consumidor e os vícios de produtos e serviços. Solidariedade e vício do produto ou do serviço. O direito de regresso.
2 - ASPECTOS GERAIS DA RESPONSABILIDADE CIVIL NO CDC. Fundamento constitucional. Teoria da qualidade no CDC. Responsabilidade objetiva - conceito e aplicação no CDC. Responsabilidade subjetiva - conceito e aplicação no CDC. Nexo de causalidade. A prevenção. A vítima do evento danoso - o consumidor por equiparação.
3 - A PROTEÇÃO À SAÚDE E SEGURANÇA NO CDC. Riscos da atividade do fornecedor. A informação e a proteção contra os riscos do consumo. Atividade perigosa - um diálogo entre o CDC e o CC de 2.002. O “recall” - conceito, forma e responsabilidade.
4 - RESPONSABILIDADE POR FATO DO PRODUTO E DO SERVIÇO NO CDC. Defeito de produto. Defeito de serviço. A responsabilidade pelo evento danoso qualificado como fato do produto. Solidariedade e defeito. Posição do comerciante, do importador, do fabricante e de outros fornecedores. O direito de regresso.
5 - RESPONSABILIDADE DO PROFISSIONAL LIBERAL NO CDC. Conceito de Profissional Liberal. As figuras do médico e do advogado no CDC. As atividades de meio no CDC. Profissional liberal e pessoa jurídica: responsabilidade subjetiva ou objetiva? O ônus da prova e o profissional liberal.
6 - PUBLICIDADE ENGANOSA RESPONSABILIDADE CIVIL NO CDC. A publicidade enganosa por ação e omissão. Conceitos e alcance da responsabilidade civil. A responsabilidade das agências de publicidade, dos anunciantes e dos veículos. A responsabilidade da celebridade que participa da publicidade.
7 - PUBLICIDADE ABUSIVA RESPONSABILIDADE CIVIL NO CDC. A publicidade abusiva. Conceito e espécies de publicidade abusiva. Valores e princípios envolvidos. Precedentes dos Tribunais.
8 - DECADÊNCIA E PRESCRIÇÃO NO CDC. Conceito de prescrição e de decadência. Previsão no CDC e no CC – um diálogo necessário. Início de contagem do prazo. Casos de interrupção. Formas de reclamação do consumidor.
9 - DANOS MORAIS DO CONSUMIDOR. Conceito de Dano moral. A quantificação do dano moral do consumidor. Danos morais do consumidor: ônus da prova. Dano moral coletivo do consumidor: alcance, fixação e destino da indenização.
10 - DANOS MATERIAIS DO CONSUMIDOR. Danos materiais do consumidor: alcance e ônus da prova. Dano Material coletivo do consumidor: alcance (difusos, coletivos e individuais homogêneos), fixação e destino da indenização.
11- GARANTIA LEGAL E CONTRATUAL NO CDC. Garantia legal e a garantia contratual. Produto durável e não durável. Vício de fácil constatação e vício oculto. Diálogo com CC (vícios redibitórios). Garantia e produtos usados. Limitação da RC. Hipóteses admitidas no CDC. Excludentes de Responsabilidade Civil no CDC. Vendas feitas em leilões.
12- BANCOS DE DADOS E RESPONSABILIDADE CIVIL. Conceito e alcance dos arquivos de consumo, em especial dos bancos de dados de proteção ao crédito. Responsabilidade dos fornecedores e das entidades que organizam os bancos de dados de proteção a crédito - hipóteses.
13-DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NO CDC. Origem da teoria da desconsideração. Desenvolvimento e aplicação no Brasil. Previsão no CC e no CDC. Alcance do artigo 28 do CDC. Aspectos processuais da desconsideração.
14- PROVA
1 - TEORIA DO CONTRATO. A concepção tradicional do contrato e sua evolução histórica no mundo e no Brasil. Uma nova realidade da liberdade contratual e da autonomia privada. Aspectos Constitucionais. Princípios constitucionais que informam a Teoria do Contrato. As cláusulas gerais e a liberdade de contratar. As cláusulas gerais no CDC e no CC - um diálogo possível e necessário.
2- CONTRATO DE ADESÃO E CDC. Conceito do contrato de adesão (contrato por adesão). A previsão do CDC e as exigências na formação do contrato. A autonomia privada e a liberdade contratual. A conexão entre os artigos 46 e 54 do CDC. A comparação do contrato de adesão no CDC e no CC. A interpretação do contrato de adesão.
3- A OFERTA NO CDC. Noção de Oferta e suas consequências para o contrato de consumo. A oferta no CC e no CDC - diferenças. A oferta publicitária e seu efeito contratual. O descumprimento da oferta e a responsabilidade do fornecedor. O erro na oferta.
4- AS PRÁTICAS ABUSIVAS NO CDC. O conceito e o alcance das práticas abusivas vedadas pelo CDC. O efeito contratual da prática abusiva. A responsabilidade contratual do fornecedor. A venda casada. A recusa de atendimento à demanda do consumidor. O orçamento e seu efeito contratual. Serviços sem autorização e orçamento.
5- O DIREITO DE ARREPENDIMENTO NO CDC. As vendas de porta a porta. As chamadas “vendas emocionais” de time-sharing. A contratação por telefone. A responsabilidade contratual do consumidor. A exigência do comportamento do consumidor de acordo com a boa-fé no CDC. O (super) endividamento do consumidor.
6- O DEVER DE INFORMAR E A REDAÇÃO DOS CONTRATOS. O princípio da informação e sua repercussão na oferta e nos contratos de consumo. A ausência e o excesso de informações. Os efeitos positivo (vinculação) e negativo (nulidade) da informação. A informação e a interpretação. O silêncio como manifestação de vontade.
7- AS CLÁUSULAS ABUSIVAS NO CDC. Aspectos Gerais. A lista geral do artigo 51 do CDC. A análise da norma geral contida no inciso IV do artigo 51 do CDC. Cláusula abusiva e nulidade (ou ineficácia?).
8- OS CONTRATOS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE (SEGURO SAÚDE E PLANO DE SAÚDE). O CDC e a Lei n. 9.656/98 - um diálogo possível e necessário. Posição dos tribunais sobre cláusulas específicas (exemplo: súmula 302 do STJ).
9- OS CONTRATOS DE SEGURO. O CDC e o Contrato de Seguro (de vida, de automóveis e de responsabilidade civil). As cláusulas abusivas. O direito de regresso. A intervenção de terceiros da seguradora. A ação direta contra a seguradora - pelo segurado e pela vítima do evento danoso (seguro de responsabilidade civil).
10 - OS CONTRATOS BANCÁRIOS I. O CDC e as leis que disciplinam as operações e contratos bancários. Os contratos de conta-corrente, “cheque especial” e Cartão de Crédito. As tarifas bancárias. Os juros bancários e o controle judicial. Capitalização de Juros e Comissão de Permanência.
11- OS CONTRATOS BANCÁRIOS II. O CDC e as leis que disciplinam as operações e contratos bancários. Os contratos de arrendamento mercantil, alienação fiduciária e do Sistema Financeiro da Habitação. Tabela Price. Os juros e encargos bancários e o controle judicial.
12 - OS CONTRATOS DE TRANSPORTE. Os contratos de transporte rodoviário e de transporte aéreo. Um diálogo possível e necessário entre o CDC, o CC e outras normas. O contrato de transporte como uma obrigação de resultado. O transporte gratuito.
13- OS CONTRATOS DE TURISMO E HOSPEDAGEM. Os contratos de turismo. Um diálogo possível e necessário entre o CDC, o CC e outras normas. Responsabilidade das Agências de Viagem e das Operadoras de Turismo.
14- CONTRATOS ELETRÔNICOS. O fenômeno do comércio eletrônico. O contrato de consumo e a Internet - contratos mais comuns. Transparência e confiança no contrato realizado pelo Internet.
15- CONTRATOS DE SERVIÇOS PÚBLICOS NO CDC. A concessionária de serviço público como fornecedora. Um diálogo entre o CDC e as normas das agências reguladoras (o poder normativo das agências). Os serviços de fornecimento de energia elétrica e distribuição de água. A liberdade contratual e a disciplina da relação entre fornecedor (concessionária) e o consumidor. A continuidade do serviço público.
16- CONTRATOS RELACIONAIS E A DEFESA DO CONSUMIDOR. A teoria dos contratos relacionais - solidariedade e confiança. Os contratos previdenciários como contratos relacionais. A revisão de contrato no CDC e no CC. O modelo liberal de contrato e a teoria da imprevisão. A evolução da teoria da imprevisão no Brasil. O CDC e a teoria da imprevisão nos contratos relacionais.
17-PROVA.
1- A TUTELA CONSTITUCIONAL DO CONSUMIDOR NO CAMPO PROCESSUAL. Os Princípios Constitucionais que informam o processo civil no âmbito do Direito do Consumidor. Acesso à Justiça e Defesa do Consumidor. A Tutela dos Direitos Difusos e Coletivos no Direito do Consumidor.
2- AS TUTELAS DE URGÊNCIA NO DIREITO DO CONSUMIDOR. Efetividade do processo. Antecipação de Tutela e Medida Cautelar nos litígios de consumo. A tutela específica do artigo 84 do CDC: conceito, requisitos e alcance. Poder de Cautela do Juiz nas ações de consumo individuais e nas ações coletivas.
RECESSO ESCOLAR - JULHO
3 - AS AÇÕES INDIVIDUAIS DE CONSUMO. O alcance do artigo 83 do CDC. Facilitação da Defesa do Consumidor em Juízo: outras medidas além da inversão do ônus da prova (art. 6º., VIII do CDC). Justiça Gratuita e Defesa do Consumidor. A prerrogativa de foro nas ações individuais. A intervenção de terceiros nas ações individuais.
4- AS AÇÕES COLETIVAS DE CONSUMO. Aspectos Gerais. Diferenciação dos direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos. Legitimidade ativa (art. 82 do CDC). A atuação do Ministério Público e das Associações. Intervenção de Terceiros nas ações coletivas (incluindo-se o chamamento ao processo do art. 101, II do CDC). Litisconsórcio. Espécies de demandas coletivas. Jurisprudência do STJ e do TJ em matéria de ações coletivas.
5- A AÇÃO CIVIL PÚBLICA DE CONSUMO. O diálogo entre o CDC e a Lei da Ação Civil Pública. A Competência. A interpretação dos artigos 93 e 101 do CDC. Conexão entre ações coletivas de consumo. Conexão entre ação coletiva de consumo e ações individuais de consumo. A sentença: conteúdo. As Ações de Responsabilidade do Fornecedor de Produtos e Serviços. Ação Preventiva de Natureza Mandamental (art. 102 do CDC).
6- A PRODUÇÃO DE PROVAS NO PROCESSO DE CONSUMO. Os meios de provas nos litígios de consumo como forma de efetivação do direito básico do consumidor de acesso aos órgãos judiciários (art. 6º, VII do CDC). Ônus da prova e inversão do ônus no Direito do Consumidor. Polêmicas sobre o momento e o custo financeiro da produção da prova. A exibição de documentos.
7- A COISA JULGADA NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. A disciplina da coisa julgada nas ações individuais e nas ações coletivas. A interpretação dos artigos 103 e 104 do CDC na doutrina e na jurisprudência.
8- O JUIZADO ESPECIAL CÍVEL E OS LITÍGIOS DE CONSUMO. O papel do JEC na resolução de conflitos de consumo: informações gerais no Brasil e no Estado de São Paulo. O processo do JEC: características específicas. Diálogo entre o CDC e a Lei n. 9.099/95 no âmbito dos processos entre consumidores e fornecedores.
9- A RESPONSABILIDADE CIVIL SOLIDÁRIA DOS FORNECEDORES E ASPECTOS PROCESSUAIS. A solidariedade e seus diversos aspectos na responsabilidade civil do fornecedor. A repercussão processual da solidariedade. O exercício do direito de regresso pelo devedor solidário que satisfaz a obrigação: características processuais.
10- A CONCILIAÇÃO, A MEDIAÇÃO E A ARBITRAGEM COMO MEIOS ALTERNATIVOS PARA A SOLUÇÃO DOS CONFLITOS DE CONSUMO. A cultura da paz e a alternativa ao modelo adversarial. A experiência dos Setores de Conciliação das Varas Cíveis de São Paulo. Os mutirões na solução dos conflitos de consumo. A conciliação e a mediação sob o enfoque dos conflitos de consumo. A polêmica sobre a arbitragem nos litígios de consumo. A Convenção Coletiva de Consumo. O Termo de Ajustamento de Conduta.
11- A LIQUIDAÇÃO DA SENTENÇA E EXECUÇÃO NO DIREITO DO CONSUMIDOR. A liquidação de sentença nas ações coletivas de direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos. A execução nas ações individuais e nas ações coletivas. As alterações do Código de Processo Civil e sua repercussão nas ações individuais e coletivas dos litígios de consumo. O crédito do consumidor no concurso de credores e na falência.
12 – PROVA
Módulo V – Tutelas Administrativas e Penal no CDC - 21 h/aula (6 aulas e 1 prova) – 15/10/2014 a 5/11/2014
1- O SISTEMA NACIONAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR. Os órgãos que compõem o sistema. O Departamento Nacional de Defesa do Consumidor: atribuições e atuação. As políticas desenvolvidas na atuação administrativa da Defesa do Consumidor.
2- O PROCESSO ADMINISTRATIVO E O DIREITO DO CONSUMIDOR. A instauração do procedimento administrativo. A Defesa do Fornecedor no âmbito administrativo. As Sanções Administrativas. Interpretação do artigo 56 do CDC. A discussão em Juízo das penalidades administrativas. A atuação do PROCON.
3- CRIMES CONTRA AS RELAÇÕES DE CONSUMO. Tipificação. O processo penal para apuração dos crimes previstos no CDC. A jurisprudência sobre o tema.
4- PROVA
Módulo VI - Didática do Ensino Superior - 60 h/aula (15 aulas) – 12, 14, 19, 26 e 28/11; 3, 5 e 10/12 de 2014; 4, 6, 11, 13, 20, 25 e 27/2 de 2015
Didática: concepções; Diretrizes Curriculares, Planos de Curso e de Ensino, Cronograma, Diário de Bordo; Perfil do egresso do Curso de Direito; Os quatro pilares da Educação; Qualidade no Ensino; Ensino e Pesquisa; Fundamentos epistemológicos do processo ensino-aprendizagem; Pensamento do adulto (formal/operações formais); Da adolescência à maturidade; O professor na perspectiva construtivista piagetiana; Aprendizagem e desenvolvimento; As disciplinas como organizadoras de conteúdo; Operações de pensamento; Competências e habilidades; Monografia: Problematização do tema, hipóteses iniciais, justificativa; autores, fontes, introdução, desenvolvimento e conclusão; referencial teórico, citações; Roteiro de Anteprojeto de Pesquisa, Fichamento, Resenha; Objetivos; Tipologia de conteúdos; Estudos de caso: como elaborar; Seminários sobre Avaliação; Dilemas morais: como elaborar; Estratégias de aulas; A nova geração de alunos do Ensino Superior.
Avaliação:
A avaliação do aproveitamento incidirá sobre o desempenho do aluno e sua assiduidade. O aluno será considerado aprovado em cada módulo caso obtenha média de avaliação final igual ou superior a 7,0 (sete) e tenha 75%, pelo menos, de frequência. Para a obtenção do título de especialista, o aluno, além de cumprir os requisitos anteriores, deverá apresentar ao final do curso monografia sobre tema pertinente à área de Direito do Consumidor e obter conceito igual ou superior a “C” (equivalente à nota 7,0).
Corpo docente:
Coordenador da área de Direito do Consumidor: juiz Alexandre David Malfatti
Professor responsável coordenador: juiz Alexandre Dartanhan de Mello Guerra
Palestrantes a serem convidados (participação sujeita a confirmação):
Prof. Nelson Nery Junior
Des. Luiz Antonio Rizzatto Nunes
Juiz Paulo Jorge Scartezzini Guimarães
Juiz Marcelo Benacchio
Juiz Alexandre David Malfatti
Juiz Marco Fábio Morsello
Juíza Marcia Helena Bosch
Juíza Cláudia Maria Chamorro Reberte
Juiz Claudio Luiz Bueno de Godoy
Profa. Patrícia Caldeira
Profa. Suzana Maria Pimenta Catta Preta Federighi
Prof. William Santos Ferreira
Des. José Osório de Azevedo Junior
Des. Francisco Eduardo Loureiro
Prof. Giovanni Ettore Nanni
Des. Manoel de Queiroz Pereira Calças
Des. Renan Lotufo
Des. Enio Santarelli Zuliani
Prof. Cristiano de Souza Zanetti
Prof. Frederico Costa de Carvalho Neto
Prof. Roberto Senise Lisboa
Juiz Alexandre Dartanhan de Mello Guerra
Des. Roque Antônio Mesquita de Oliveira
Juiz Hamid Charaf Bdine Junior
Prof. José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro
Prof. Ricardo Marcondes Martins
Prof. Diogo Leonardo Machado de Melo
Profa. Patricia Miranda Pizzol
Des. José Roberto dos Santos Bedaque
Prof. Carlos Alberto Carmona
Des. Sergio Seiji Shimura
Des. Antônio Carlos Marcato
Des. João Batista Lopes
Juiz Gilson Delgado Miranda
Juiz Ricardo Cunha Chimenti
Juíza Maria Lúcia Ribeiro de Castro Pizzotti Mendes
Prof. Cassio Scarpinella Bueno
Prof. Marcelo Gomes Sodré
Juiz Luis Manuel Fonseca Pires
Prof. José Geraldo Brito Filomeno