Institutos de Direito Islâmico e sua aplicabilidade no Brasil são debatidos na EPM

Nos dias 29 de maio, 5, 19 e 26 de junho, foi realizado na EPM o 1º Ciclo de debates sobre institutos de Direito Islâmico e sua aplicabilidade no Brasil, promovido em parceria com o Instituto Futuro. O ciclo reuniu renomados magistrados, advogados, cônsules, especialistas e profissionais de diversas áreas e estudantes, propiciando amplo debate sobre o Direito comparado e sobre a cultura islâmica em geral. 

 

O tema inaugural, “Aspectos gerais do Islã – A criação do Estado Islâmico – Os pilares do Direito Islâmico”, teve como palestrante o sheikh Houssam Al Boustani, Iman e professor da religião islâmica e do idioma árabe (confira a palestra anexa).

 

O evento foi presidido pelo juiz Nuncio Teophilo Neto, representando o diretor da EPM, desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo, e teve como debatedores o professor Francisco Jucá; o sheikh Khaled Takiye Addin, presidente do Conselho Superior dos Teólogos e Assuntos Islâmicos do Brasil; e o sheikh Mohamad Al Moghrabi, além de contar com a participação do professor Souheil Yamout, presidente do Instituto Futuro.

 

No dia 5 de junho, os trabalhos tiveram continuidade com a análise do tema “Família, noivado e casamento – O Direito Islâmico e o Direito Brasileiro”, que teve como expositor o sheikh Khaled Takiye Addin (confira a palestra anexa).

 

O juiz Alexandre Dartanhan de Mello Guerra presidiu a mesa de trabalhos, que teve como debatedores o professor Souheil Yamout, a consulesa do Brasil em Beirute (Líbano), Siham Harati, os sheikhs Houssam Al Boustani e Mohamad Al Moghrabi, o juiz Cláudio Bueno de Godoy e o professor Francisco  José Cahali.

 

No dia 19, o tema debatido foi “Divórcio, direito de guarda e herança”, tendo como palestrante o sheik Khaled Takiye Addin (confira a palestra anexa). O evento contou com a participação do diretor da EPM, desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo, e do cônsul-geral do Líbano, Kabalan Frangieh.

 

Os debates foram presididos pela juíza Luciana Almeida Prado Bresciani e estiveram a cargo do sheikh Houssam Al Boustani, do juiz Hamid Charaf Bdine Júnior e dos professores Francisco  José Cahali e Salem Hikmat Nasser.

 

No encerramento do ciclo, no dia 26, foi debatido o tema “Violência contra a mulher e a criança - Questões registrárias”, tendo como palestrantes os juízes Roberto Maia Filho e Maria Domitila Prado Manssur Domingos. o evento teve a presença do cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, Dennis Hankins.

 

A juíza Fernanda Galizia Noriega presidiu a mesa, que teve como debatedores o Sheikh Houssam Al Boustani; os professores Ahmad Aref e Icbal Yamout, do Instituto Futuro.


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP