EPM promove nova edição do Curso de Português
Teve início na última terça-feira (11), o II Curso de Português da EPM, ministrado nas modalidades presencial e a distância para servidores do Judiciário, estudantes e outros profissionais. O curso visa ampliar o conhecimento da Língua Portuguesa e desenvolver competências linguísticas, a fim de cultivar bons leitores e elaboradores de textos, valorizando a leitura como fonte de acesso à informação, entre outros objetivos.
A aula inaugural foi ministrada pela professora Mônica Nardy Marzagão Silva, coordenadora do curso, e teve como tema ortografia e acentuação gráfica, segundo as Novas Regras Ortográficas da Língua Portuguesa.
A segunda aula, ministrada ontem (13) pelo professor Humberto Lima de Aragão Filho versou sobre o tema “Importância da leitura para os operadores do Direito”. "A nossa primeira aula é um convite à paixão pela leitura, fundamental para que aprimoremos o uso da Língua Portuguesa e abramos as portas da imaginação”, declarou o professor, que destacou, ainda, que “enquanto há vida há sonho, e a realização deles implica na superação de desafios e obstáculos. A montanha e o mar existem para ser admirados e sobrepujados”.
Humberto Lima tomou como ponto de partida uma tipologia de situações de leitura definida como funcional (dicionários, enciclopédias, ensaios, livros acadêmicos, didáticos e jurídicos) ou ficcional (contos, crônicas, dramas, novelas, poemas romances), igualmente formadores de erudição e conhecimento. E a par da importância da leitura para o aprimoramento da pessoa, em geral, e para os operadores do Direito, em particular, sua pedra de toque foi a noção da relação íntima entre discurso e poder retórico de arrebatamento e persuasão.
Adiante, o professor comentou o vínculo histórico entre o Direito e a Literatura, tendo apresentado obras emblemáticas em que se veicularam questões éticas e morais na antiguidade clássica e na modernidade. As nuvens, do comediógrafo grego Aristófanos, e Antígona, do dramaturgo Sófocles, representaram o período helênico. O professor também apresentou e comentou obras diretamente vinculadas à teoria do Direito, como Hipólito, de Eurípides, Crime e Castigo, de Dostoiévski, O mercador de Veneza, de Shakespeare, e O processo, de Franz Kafka.
ES (texto e fotos)