Coordenador da EPM participa de encontros jurídicos na Europa

A Academia de Jurisprudentes de Língua Portuguesa (AJLP) e a Confederação Nacional das Associações de Famílias (CNAF) realizaram na última terça-feira (1º) o II Encontro de Jurisprudentes de Língua Portuguesa – Família, Sociedade e Fraternidade: o percorrer de novos caminhos, em Roma, na Itália. O evento contou com conferência do desembargador Marco Antonio Marques da Silva, coordenador da área de Direito Processual Penal da Escola Paulista da Magistratura (EPM), responsável também pela coordenação científica do encontro ao lado do professor catedrático Eduardo Vera-Cruz Pinto, da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e diretor da AJPL.

        

A conferência de abertura ficou a cargo de Dom Vicenzo Paglia, presidente do Conselho Pontifício para a Família, do Vaticano. O encontro contou, ainda, com mesas de debates sobre os temas “A Ética na Família e a Ética da Família”; “A importância da Família na construção da Dignidade Humana e da Cidadania” e “A Família e os desafios da contemporaneidade”.

        

O desembargador Marques da Silva também participou do II Colóquio Luso-Brasileiro sobre as perspectivas do Direito no Século XXI – Capítulo Portugal, promovido pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDL), Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e Academia de Jurisprudentes de Língua Portuguesa (AJLP), no Supremo Tribunal de Justiça, em Lisboa, na quinta e sexta-feira (3 e 4). O magistrado também foi responsável pela coordenação científica, em parceria com o professor Eduardo Vera-Cruz Pinto e o professor Diogo Machado de Melo, do IASP.

        

A palestra do desembargador ocorreu na mesa de debates sobre “Perspectivas da tutela jurisdicional: Diálogos da Magistratura e Advocacia”. Outros temas do colóquio foram “Reflexões sobre liberdade de manifestação e a privacidade”, “Corrupção e Compliance: Ética dos novos tempos”, “A era da codificação?”, “Unificação do Direito Contratual”, “Código de Processo Civil projetado: análise luso-brasileira”, “Direito ao Desenvolvimento: Desafios do Brasil e Portugal”, entre outros.

 

Comunicação Social TJSP – CA (texto) / arquivo (fotos)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP