EPM inicia curso de especialização em Direito Processual Civil em Americana
Com aula magna proferida pelo desembargador José Roberto dos Santos Bedaque, teve início ontem (21), o 1º curso de especialização em Direito Processual Civil da EPM, em Americana.
O evento teve a participação do desembargador Dimas Borelli Thomaz Júnior, professor responsável coordenador local do curso; dos professores assistentes, juízes Eugênio Augusto Clementi Júnior (diretor do Fórum de Americana), Fábio Luís Bossler, Fabrício Reali Zia, José Guilherme Di Renzo Marrey e Juliana Ibrahim Guirao Kapor; e dos juízes Elói Estevão Troly, Fábio D’Urso e Marcelo da Cunho Bergo, entre outras autoridades.
Com cerca de 70 alunos matriculados, o curso é ministrado nas dependências do Fórum de Americana, no período noturno, e prossegue até outubro de 2015, com quatro módulos (“Teoria geral do Processo Civil: noções e visão crítica dos institutos e princípios fundamentais do direito processual”, “Aspectos fundamentais e visão crítica do processo de conhecimento”, “Aspectos fundamentais e visão crítica da execução, do processo cautelar e dos procedimentos especiais de jurisdição contenciosa e voluntária” e Didática do Ensino Superior).
Na aula inaugural, José Roberto dos Santos Bedaque discorreu sobre os dois planos em que se divide o ordenamento jurídico de um país: o plano do direito material e o plano do direito processual. Ele apresentou, ainda, um panorama da evolução histórica do Direito Processual Civil e destacou a visão instrumentalista do processo, segundo a qual o processo não é um fim em si mesmo, mas apenas um instrumento destinado à solução de conflitos.
Fotos: Zoroaster Germinari Emerick