Temas controvertidos de Direito de Família e Sucessões serão debatidos em novo curso da EPM
No mês de setembro, a EPM iniciará o curso de extensão universitária Temas controvertidos de Direito de Família e Sucessões, que será ministrado semanalmente na Escola, durante três meses, das 19 às 21 horas, às quartas-feiras (com exceção dos dias 25 de setembro e 4 e 5 de dezembro).
Com a participação de renomados juristas como palestrantes, entre eles, a ministra do STJ Nancy Andrighi, a desembargadora Maria Berenice Dias e a conselheira do CNJ Deborah Ciocci, entre muitos outros, o curso terá uma programação baseada em temas atuais, com a análise de casos concretos do cotidiano forense.
As inscrições e matrículas podem ser feitas até o dia 4 de setembro e são abertas a magistrados, promotores de Justiça, procuradores, defensores públicos, advogados, psicólogos, assistentes sociais, peritos, auditores, funcionários do TJSP e TJMSP e demais interessados, desde que graduados.
Na entrevista abaixo, os coordenadores do curso e da área de Família e Sucessões da EPM, desembargador Enio Santarelli Zuliani e juíza Flávia Poyares Miranda, falam sobre o objetivo, metodologia e escolha dos palestrantes:
Qual é o objetivo do curso?
Fornecer aos alunos informações sobre a importância da problemática da realidade familiar na atualidade, ao mesmo tempo em que proporciona instrumentos para entendimento dessas questões controvertidas, bem como mecanismos preventivos e repressivos dos problemas na realidade forense, assim como na parte de sucessões em geral.
Qual a proposta pedagógica?
A metodologia adotada é a amparada em casos concretos. Tem relevância a realidade concreta na determinação do conteúdo dos casos, pois o operador do direito está inserido na experiência de convívio na realidade familiar, seus conflitos e consequências no mundo jurídico. A proposta pedagógica do grupo é oferecer o que existe de melhor e mais atual nos assuntos debatidos, a fim de desenvolver no aluno conhecimentos profissionais que aprimorem conceitos já adquiridos, estimulando a reflexão, proporcionando uma visão crítica e construtiva do Direito de Família e Sucessões.
Como foi a escolha dos professores e palestrantes?
Juristas de expoente nacional e internacional com larga experiência acadêmica foram convidados para integrar a equipe de palestrantes, sem a pretensão de esgotar os temas abordados, porém com o objetivo de expor ideias e compreender a evolução da sociedade e seu impacto no mundo jurídico. Partindo desta premissa, foram levantadas indagações acerca da compreensão das transformações no âmbito das relações familiares, representados nos aspectos de seus vínculos pessoais, sociais, psicológicos e patrimoniais. Por isso, convidamos todos aqueles que se interessem pelos temas debatidos, eis que muito atuais e oportunos.