Alunos do curso superior da Polícia Militar visitam a EPM

 

No dia 15 de julho, o desembargador Antonio Rulli Junior recebeu a visita de oficiais da Polícia Militar alunos do curso superior do Centro de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores “Cel PM Nelson Freire Terra” e do coordenador do curso, capitão Sidney Antonio Bolsoni. Na oportunidade, proferiu palestra para os visitantes, tendo, à mesa, o coronel Washington França da Silva; os tenentes coronéis Jorge Peixoto Frisene, Ricardo Fernandes de Barros e César Augusto Luciano Franco Morelli; e o major Wilson Gonçalves Nunes Júnior.

    O diretor da EPM discorreu sobre as atividades da Escola, em especial os cursos a distância para magistrados. Explicou as vantagens da utilização do sistema de videoconferência, implantado na EPM em 2006, e ampliado em julho de 2008, quando a Escola passou a promover os cursos que atendem aos requisitos da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). “Além da redução de custos, o ensino a distância permite ao juiz a atualização constante e é essencial incentivar, no magistrado, a cultura da permanente educação continuada”, ressaltou.

    Ele observou que a EPM firmou convênios pedagógicos com diversas escolas de magistratura do Brasil e de outros países, que têm por objetivo o intercâmbio na área de educação a distância. “Sempre que temos inovações na legislação, temos condições de promover cursos – que tem entre seus palestrantes magistrados altamente qualificados – acessíveis a juízes de Estados de todo o País. O resultado é a melhoria da prestação jurisdicional e o aumento da celeridade processual”, frisou, acrescentando que tais cursos têm priorizado o estudo do Direito Penal e do Direito Processual Penal, em razão de estarem ligados à questão da segurança pública.

    Nesse sentido, destacou a necessidade do permanente aprimoramento dos profissionais responsáveis pela segurança pública e convidou os integrantes da Polícia Militar a participarem dos cursos da EPM. “Esse aperfeiçoamento é fundamental para fazer frente à evolução do crime organizado, cada vez mais sofisticado”, ressaltou.
 

    Falando em nome dos alunos, o major Adilson agradeceu a recepção e lembrou que vários oficiais da corporação têm participado dos cursos de pós-graduação lato sensu da EPM. “Isso é disseminação de conhecimento, que, além do próprio aluno, alcança a sociedade, porque, o que aprendemos aqui, nas diversas áreas, é traduzido em práticas policiais”, ressaltou, frisando a importância da integração, da confiança e da união dos Poderes essenciais para a existência e manutenção da democracia.



    Em seguida, o desembargador Rulli Junior foi homenageado com uma réplica do totem que identifica a Polícia Militar junto à comunidade.

 

    Encerrando o evento, o desembargador Rulli Junior apresentou aos visitantes o estúdio de transmissão de videoconferências.



 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP