EJUS inicia o curso “Drogadição e a rede sociofamiliar”

A Escola Judicial dos Servidores (EJUS), em parceria com a EPM e com a Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJSP, deu início hoje (10), na EPM, ao curso Drogadição e a rede sociofamiliar, sob a coordenação do juiz assessor da Corregedoria Geral da Justiça Paulo Roberto Fadigas Cesar.

 

A aula inicial, ministrada pelo psicólogo e pesquisador Danilo Polverini Locatelli, com a participação do juiz assessor da CGJ Gabriel Pires de Campos Sormani, versou sobre os temas Epidemiologia do uso de drogas no Brasil e no mundo”, “Aspectos gerais da dependência química”, “Conceito de droga e padrões de uso” e “Os principais quadros clínico-psicopatológicos decorrentes do uso das diversas drogas”.

 

Gabriel Sormani ressaltou a importância de aprofundamento do debate sobre o problema da drogadição, “tão caro a todos nós, da área da Família e da Infância e Juventude, porque desestrutura tantas famílias, gera violência e muitas vezes destrói a vida do usuário”.

 

O palestrante chamou a atenção para o interesse multidisciplinar convergente no exame da matéria da drogadição e a necessidade de unir profissionais de diversos áreas para falar sobre o tema, que “integra o campo da Psicologia, da Assistência Social, do Direito, da Economia, da Antropologia, da História e da Medicina.

 

Locatelli frisou que, desde que se reconhece como tal, a humanidade faz uso de substâncias psicotrópicas. “Isso é importante porque alimentamos a ideia de que vamos encontrar uma maneira de obstruir o uso da droga na sociedade. Um bom começo é entender que tipo de relação a humanidade estabeleceu com as substâncias e quais os contextos”.

 

Realizado nas modalidades presencial e a distância, o curso prossegue até 9 de junho.

 

ES (texto e fotos)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP