Magistrados terão Núcleo de Estudos em Temas Práticos de Direito em Araçatuba
Até o dia 3 de março, estão abertas as inscrições para o Núcleo de Estudos em Temas Práticos de Direito – Araçatuba da EPM, coordenado pelo juiz Henrique de Castilho Jacinto.
O Núcleo terá reuniões bimestrais, às sextas-feiras, das 9 às 12 horas, no Salão do Júri do Fórum de Araçatuba (Praça Maurício Martins Leite, 60 - Vila São Paulo). Os encontros serão realizados nos dias 6 de março, 8 de maio, 3 de julho, 11 de setembro e 6 de novembro, podendo se estender até dezembro.
São oferecidas 30 vagas, exclusivas para magistrados do TJSP. Caso as inscrições excedam o número de vagas, haverá seleção por meio de análise curricular (a ser preenchido no campo “Formação acadêmica” da ficha de inscrição).
Inscrições: os interessados deverão preencher a ficha de inscrição no site da EPM. Após o envio, será remetido e-mail confirmando a inscrição. A lista com os nomes dos magistrados que participarão do Núcleo será publicada no Diário da Justiça Eletrônico no dia 5 de março.
Estrutura do Núcleo:
Objetivos
O objetivo fundamental consiste na discussão acadêmica, sempre voltada para aspectos práticos da atividade judiciária, que possa resultar na produção científica e eventual publicação em periódicos nacionais e estrangeiros de elevada qualificação.
Incluem-se nos objetivos a elaboração de enunciados interpretativos acerca de assuntos ainda carentes de pacificação, colocando-se a Magistratura como protagonista na formação do conhecimento jurídico. Abre-se espaço, com isso, para divulgação desses possíveis enunciados a toda Magistratura de São Paulo.
De forma secundária, pretende-se a produção de obras coletivas em formato físico e/ou digital e sua divulgação por meio de seminários e debates.
Metodologia
A metodologia utilizada será a atribuição de tarefas aos integrantes do grupo para cumprimento no prazo de uma reunião a outra. Sempre que possível, as reuniões do grupo serão acompanhadas por um convidado (palestrante) com notável experiência no assunto discutido (especialmente Desembargadores).
As tarefas destinadas aos integrantes do grupo serão relativas à leitura e à seleção de julgados em conformidade ao tema investigado, competindo, se for o caso, a apresentação dos trabalhos realizados na reunião do grupo, encerrando-se com uma exposição sumária (sem formato de aula) e critica dos caminhos teóricos adotados nas leituras, com proposições de enunciados interpretativos ou não.
Ao coordenador caberá a direção e organização do Núcleo, especialmente o cumprimento das metas e prazos e a seleção da doutrina a ser pesquisada e analisada.
Temas
O tema Assuntos Atuais de Direito será dividido nos subtemas:
(a) Acesso à Justiça x Justiça Gratuita;
(b) Cautelaridade Cível;
(c) Cautelaridade Penal;
(d) Poderes e Deveres do juiz no Novo Código de Processo Civil;
(e) Sistema Acusatório x Sistema Inquisitivo. Um estudo aplicado às alterações trazidas pela Reforma do Código de Processo Penal de 2008
(f) Litigância de má-fé.