EJUS inaugura sala dos professores e amplia atividades

A Escola Judicial dos Servidores (EJUS) agora dispõe de uma ampla sala para os professores no 4º andar do prédio administrativo da Consolação, sede da Escola. O ambiente foi criado para proporcionar um local adequado aos docentes, com mesa para reuniões, sala de estar, internet e café. Até então, eles utilizavam a sala dos professores da Escola Paulista da Magistratura (EPM), localizada no 2º andar.

 

Atualmente, estão em andamento no prédio quatro cursos (“Drogadição e a rede sociofamiliar”, “Atendimento aos adolescentes em conflito com a lei”, “Famílias: aportes teórico-metodológicos para a prática dos assistentes sociais nas varas da Infância e Juventude” e “A atividade de oficial de Justiça”).

 

Além das atividades realizadas em sua sede, a EJUS realiza inúmeros cursos e palestras nos fóruns João Mendes Júnior e Barra Funda e nos prédios de gabinetes de desembargadores. Em 2014, foram realizados 38 eventos de curta duração (palestras, aulas magnas, seminários, simpósios e workshops) e oito cursos, com a emissão de, respectivamente, 43.620 e 1.857 certificações.

 

Conselho Técnico já aprovou 27 cursos neste ano

 

No primeiro trimestre de 2015, o Conselho Técnico da EJUS aprovou 27 cursos, dos quais seis já foram finalizados (com 1.016 certificações), oito estão em andamento e 13 foram publicados e ocorrerão no transcorrer do ano. A EJUS realizou também seis palestras, com o apoio da Presidência do TJSP, CASC e Comesp, com 5.522 participantes.

 

Entre os cursos, está o de Reciclagem do treinamento do Sistema SAJ – Processo Digital, realizado em todos os foros regionais da capital e sedes das RAJs no interior, com o apoio da STI, SPI e SPRH. O curso teve início em fevereiro último e será contínuo, diante das constantes inovações do sistema de informática. A Escola promove também um curso de Direito básico, com módulos sobre Direito Processual Civil, Administrativo, Penal, Processual Penal, Constitucional e Civil.

 

Os eventos de curta duração, em geral, ocorrem na capital e são transmitidos a servidores de outras comarcas. Em relação aos cursos, boa parte é oferecida apenas presencialmente, na capital e no interior, mas alguns também são transmitidos para outras comarcas. No treinamento SAJ, por exemplo, são convocados para participarem presencialmente os servidores que tramitam processos eletrônicos e tenham o perfil de multiplicadores.

 

Com o apoio do Conselho Técnico, o diretor da EJUS, desembargador Fernando Antonio Maia da Cunha, visitou todas as RAJs e reuniu-se com os servidores para falar das atividades e da necessidade da participação de todos em prol do aprimoramento do Judiciário, finalidade institucional da EJUS. Para possibilitar a capacitação em todo o Estado, foram criados, no último mês de março, núcleos regionais nas nove RAJs do interior, com servidores que serão os coordenadores dos eventos de cada região (Araçatuba, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba). E está em andamento um estudo para o I Encontro dos Coordenadores da EJUS, previsto para o final do ano, em São Paulo, para sugestões de programação para 2016.

 

Iniciação funcional

 

Pensando na formação inicial dos servidores, a EJUS já preparou o Curso de Iniciação Funcional dos servidores para todos os que tomarem posse na capital ou no interior. Já estão prontas as salas com computadores e SAJ instalados para que os novos servidores cheguem à sua unidade conhecendo o sistema do processo digital com o qual trabalharão durante a carreira. E, assim que houver espaço físico, será preparado um cartório modelo para o aprimoramento inicial e constante de todos os servidores do Tribunal.


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP