Diretor da EPM preside inauguração de Centros Judiciários de Solução de Conflitos em Panorama e Adamantina
O Tribunal de Justiça de São Paulo inaugurou, no último dia 24, dois novos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs), nas comarcas de Panorama e Adamantina. O diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM), desembargador Fernando Antonio Maia da Cunha, participou das solenidades de instalação e representou o presidente da Corte, desembargador José Renato Nalini.
Os Centros Judiciários são unidades do Poder Judiciário que podem ser instaladas por meio de parcerias com entidades públicas e privadas e oferecem a conciliação e a mediação aos cidadãos como forma de resolução de seus conflitos, em prédios particulares ou no prédio do fórum. Também podem auxiliar os juizados ou varas na realização de audiências de conciliação ou mediação processuais. Atendem causas das áreas Cível e de Família, o atendimento é gratuito e não há limite de valor da causa.
Durante os eventos, o desembargador Maia da Cunha enfatizou a importância do trabalho dos Cejuscs para auxiliar a sociedade a buscar o diálogo na solução de suas demandas.
Panorama – também fizeram uso da palavra o juiz diretor do fórum e coordenador do Cejusc, Walter de Oliveira Junior, e o vice-prefeito Edemilson Carlos Domingues, que representou o prefeito Luiz Carlos Henrique da Cunha.
Também compareceram à solenidade o prefeito de Pauliceia, Waldemar Ferreira Siqueira; o prefeito de Santa Mercedes, Rodrigo Eduardo Teodoro; a juíza diretora do Fórum de Dracena, Christiane Avelar Barros Cobra; o juiz diretor do Fórum de Pacaembu, Rodrigo Antonio Menegatti; o juiz diretor do Fórum de Tupi Paulista, Moisés Harley Alves Coutinho Oliveira; o promotor Daniel Magalhães Albuquerque Silva; o delegado de policia de Panorama, Eliandro Renato dos Santos; o comandante do pelotão da Policia Militar, tenente PM Marcos Paulo Martins de Sousa; representantes da Polícia Civil, vereadores, servidores e convidados.
Além da população de Panorama, o Cejusc também atende as cidades de Paulicéia e Santa Mercedes. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas (Avenida Prestes Maia, 1.830 – Centro).
Adamantina – também fizeram uso da palavra o prefeito Ivo Francisco dos Santos Junior e o diretor-geral das Faculdades Adamantinenses Integradas e membro do Conselho Estadual de Educação, professor Márcio Cardim.
Compareceram à instalação a juíza diretora do Fórum de Adamantina, Ruth Duarte Menegatti; o juiz coordenador do Cejusc de Adamantina, Fábio Alexandre Marinelli Sola; o juiz diretor do Fórum de Pacaembu, Rodrigo Antonio Menegatti; o juiz Carlos Gustavo Urquiza Scarazzato; os promotores João Carlos Talarico, Rodrigo de Andrade Figaro Caldeira e Viviane Zaniboni Ferreira Barrueco; a presidente da Câmara Municipal de Adamantina, vereadora Maria de Lourdes Santos Gil; o presidente da Ordem dos Adovogadods do Brasil – Subseção de Adamantina, Igor Terraz Pinto; o chefe de Instrução do Tiro de Guerra de Adamantina, 1º sargento do Exército Paulo Renato Mena Rodrigues; o delegado de policia Seccional de Adamantina, Domingues Lazaretti Neto; o comandante da 2ª Cia do 25º BPM-I, capitão PM Julio Marcelo Romagnoli dos Santos; e coordenadora de Apoio Administrativo do Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça, Maria Cristina Coluna Fraguas Leal.
O Cejusc atende a população de Adamantina, Flórida Paulista e Mariápolis. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas (Avenida Doutor Ademar de Barros, 130 – Centro).
Comunicação Social TJSP – SO (texto) / divulgação (fotos)