EPM promove o “VII Curso de Capacitação em Conciliação e Mediação no Poder Judiciário da Capital”

No dia 1º de setembro, a EPM iniciou o “VII Curso de Capacitação em Conciliação e Mediação no Poder Judiciário da Capital”, que tem como professores responsáveis o juiz Aloísio Sérgio Rezende Silveira, coordenador da Área de Métodos Alternativos de Solução de Conflitos da EPM, e a advogada Paula Thereza Potenza Fortes Muniz.

Com duas turmas simultâneas, realizadas às terças (noturno) e quintas-feiras (matutino), o curso é aberto a todos os bacharéis, tendo, entre os alunos matriculados, conciliadores – alguns funcionários do Tribunal de Justiça de São Paulo –, e profissionais de diferentes áreas de formação e de atuação, como advogados, psicólogos, assistentes sociais e bioquímicos, entre outros.

A palestra inaugural foi proferida pelo juiz Aloísio Sérgio Rezende Silveira, que explicou os objetivos e a metodologia do curso e discorreu sobre a atuação do conciliador na solução de conflitos e sua importância para o Poder Judiciário.

Confira, abaixo, a programação das próximas aulas:

2ª Aula: Conflito. Definição e Origem. Teoria Geral do Conflito. Competição X Cooperação. Esferas e planos do conflito (distinção entre interesse e posição).

3ª Aula: Técnicas de negociação. Novas abordagens. Instrumentos facilitadores da negociação. Identificar e desenvolver método que melhor atenda as necessidades da solução do conflito judicial.

4ª Aula: Linguagem e Comunicação. Verbal e não verbal. Expressão de emoções. Mensagens. Escuta dinâmica – obstáculos e facilitadores.

5ª Aula: Técnicas de Mediação. Etapas da mediação em geral.

6ª Aula: O Setor de Conciliação no Poder Judiciário. Experiência em São Paulo. Provimento n. 954/05.

7ª Aula: Personagens da Conciliação e da Mediação. O juiz, o conciliador (mediador), as partes e os advogados. Posturas e exigências éticas do Conciliador (Mediador).

8ª Aula: Conciliação e Mediação na Esfera Cível – Varas Cíveis e Juizado Especial Cível. Atuação nas demandas judiciais e nos pleitos extraprocessuais.

9ª Aula: Conciliação e Mediação na Esfera Familiar. Atuação nas Varas da Família. Aspectos jurídicos e psicológicos.

10ª Aula: Casos práticos de Conciliação e Mediação. Fechamento do módulo de capacitação.


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP