Crimes cibernéticos serão debatidos no Tribunal de Justiça Militar
A Escola Judiciária Militar do Estado de São Paulo realizará, no dia 24 de agosto, a palestra Crimes cibernéticos - qual o limite?, com exposições dos professores William Gilles e Irene Bouhadana, da Universidade Sorbonne (Paris).
O evento acontecerá das 14 às 17 horas, no anfiteatro do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (Rua Doutor Vila Nova, 285). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página da Escola (www.tjmsp.jus.br/ejm0.htm).
Mais informações: ejmsp@tjmsp.jus.br ou pelo telefone 3218-3250.
Programa:
14h – Abertura
14h20 – As questões econômicas e sociais da criminalidade cibernética
Palestrante: William Gilles
Doutor em Direito e professor associado titular (HDR) na Faculdade de Direito da Sorbonne (Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne), onde é diretor do Bacharelado em Administração Pública e do Mestrado em Direito Digital. É co-fundador e presidente da IMODEV (Institut du Monde et du Développement pour la Bonne Gouvernance Public). Também é o diretor da Cátedra das Américas da Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne e membro da IRJS (Institut de Recherche Juridique de la Sorbonne). Em 2006, recebeu o 1º Prêmio da Fundação Jacques Descours Desacres, entregue pelo Senado francês por sua pesquisa de PHD ("Les transformações du principe de l'unité budgétaire dans le système public financist contemporain ", Dalloz, 2007). Em 2014, recebeu o Prêmio "trophe de la pédagogie" (SMBG). foi advogado do Conselho Constitucional francês (2009-2011), onde participou do lançamento da reforma constitucional da Questión Prioritaire de Constitutionnalité (QPC). Sua pesquisa se concentra em Direito Digital, e-Governement, transparência governamental e finanças públicas.
15h30 – A jurisprudência constitucional e a criminalidade cibernética
Palestrante: Irene Bouhadana
Doutora em Direito, Irene Bouhadana é professora associada titular na Faculdade de Direito da Universidade Sorbonne (Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne), onde é diretora do Mestrado em Direito Digital. É co-fundadora e secretária-geral da IMODEV (Institut Du Monde et du Développement pour la Bonne Gouvernance Pública). Também é membro do IRJS (Institut de Recherche Juridique de la Sorbonne). Em 2014, recebeu o prêmio "Trophe de la pédagogie" (SMBG). Sua pesquisa se concentra em Direito Digital, e-Governement e transparência governamental.
17h – Encerramento