XVIII Encontro do Copedem é realizado em Aracaju

    Nos dias 3, 4 e 5 de setembro, foi realizado, em Aracaju (SE), o XVIII Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem). A reunião foi organizada pela Escola Superior da Magistratura de Sergipe (Esmese), dirigida pela desembargadora Clara Leite de Rezende, e contou com a presença de representantes de escolas de todo o País. A Escola Paulista da Magistratura foi representada pelos desembargadores Antonio Rulli Junior, diretor, e Luiz Edmundo Marrey Uint, coordenador de relações acadêmicas.

    Durante a cerimônia de abertura, realizada no Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, foram empossados o presidente do Copedem para o biênio 2009/2011, desembargador Antonio Rulli Junior, e o vice-presidente, juiz Sérgio Ricardo de Souza, diretor da Escola Superior da Magistratura do Espírito Santo (Emes).

    Na ocasião, o desembargador Rulli Junior ressaltou que as escolas de magistratura representam um progresso na formação e aperfeiçoamento, porque estão voltadas para o bom atendimento da cidadania, criando, nos magistrados, uma consciência de direitos e deveres. 

    Por sua vez, a desembargadora Clara Leite de Rezende salientou que o encontro do Copedem tem, como finalidades, divulgar o trabalho da escola de magistratura no Judiciário e buscar formas de melhorar o aperfeiçoamento dos magistrados brasileiros. “Conhecer novas experiências e aplicá-las, para assim encontrar resultados para uma melhor prestação jurisdicional”, frisou.

    Complementando a solenidade, foram condecorados com a “Medalha Ministro Franciulli Neto” os desembargadores Antonio Rulli Junior; Clara Leite de Rezende; Robério dos Anjos Nunes, de Roraima; Osvaldo Soares Cruz, do Rio Grande do Norte; e Milton Nobre, do Pará. Também homenageado, o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe recebeu o troféu da Esmese, concedido aos ex-diretores da escola.

Reunião de trabalho

     No dia 4, os participantes do XVIII Encontro do Copedem reuniram-se para discutir os temas em pauta, apresentados pelo presidente do Colégio, desembargador Rulli Junior. Entre eles, a criação de um regimento interno para o Copedem; a realização de intercâmbios culturais; a implementação de um site; a criação de núcleos e pesquisa científica e o registro das escolas de magistratura no MEC e nas secretarias estaduais de educação (clique no link da pauta da reunião, no final da notícia, para acessar a mesma, na íntegra).

O desembargador Rulli Junior lembrou que os encontros do Copedem representam um espaço especial e democrático para o aproveitamento de ideias e trabalhos científicos que visem o aperfeiçoamento e a capacitação dos magistrados. “Minha gestão tem, como foco, a continuidade e a ampliação dos trabalhos das escolas, visando a qualidade da prestação jurisdicional”, enfatizou.

As questões discutidas durante o encontro foram registradas na “Carta de Aracaju” (clique no homônimo para acessar o documento).

Fotos: César Oliveira

Informações: Diretoria de Comunicação/TJSE

Pauta da reunião de trabalho Carta de Aracaju


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP