Professores Pedro Kassab e Joaquim Pedro Villaça de Souza Campos são homenageados na EPM
No dia 23 de julho, os professores Pedro Salomão José Kassab e Joaquim Pedro Villaça de Souza Campos foram condecorados na Escola Paulista da Magistratura com a “Medalha do Mérito Acadêmico”, criada pela EPM para homenagear aqueles que se distinguiram por seus méritos e relevante contribuição ao estudo e ao ensino do Direito.
Ex-presidente do Conselho Estadual da Educação, o professor Pedro Kassab é médico, tendo presidido a Associação Médica Mundial e a Associação Médica Brasileira (AMB). É diretor do Liceu Pasteur e decano do Conselho de Ética do Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar), como representante dos consumidores.
Na abertura da cerimônia, o desembargador Rulli Junior enalteceu a trajetória profissional dos homenageados e os esforços de ambos para o aperfeiçoamento do sistema educacional do Estado de São Paulo. “Essa homenagem, embora singela, traduz o reconhecimento da Escola Paulista da Magistratura ao trabalho desenvolvido pelos professores Pedro Kassab e Joaquim Pedro Villaça de Souza Campos, durante suas carreiras, em prol da qualidade de ensino de nosso Estado”, ressaltou o diretor da EPM.
Em seguida, o desembargador Pedro Luiz Ricardo Gagliardi chamou a atenção para o “espírito bandeirante”, característica dos paulistas empreendedores, que os homenageados sempre demonstraram em suas vidas, em particular em seu empenho como educadores. “O professor Pedro Kassab apresenta uma virtude, rara, nos dias de hoje, de passar pela vida pública de ‘mãos limpas’, que é o ideal também buscado pelo magistrado, em sua carreira. Da mesma forma, o professor Joaquim Pedro Villaça de Souza Campos, que nos traz o exemplo do educador”, salientou o vice-diretor da EPM.
Ao agradecer a homenagem, o professor Pedro Kassab elogiou o trabalho desenvolvido pela EPM no campo do ensino jurídico, destacando a atuação da Escola na área de pós-graduação. “O valor de uma instituição é medido pela qualidade de seus representantes e, no caso do Poder Judiciário do Estado de São Paulo, é a Escola Paulista da Magistratura que responde por essa qualidade, ao promover o aprimoramento constante de seus integrantes. Por meio da Escola, a experiência e o conhecimento acumulado pelos magistrados, no decorrer de suas carreiras, pode ser transmitido aos juízes ingressantes e aos demais profissionais do Direito”, ressaltou.
O professor Joaquim Pedro Villaça de Souza Campos também enalteceu o padrão seguido pela EPM no campo do ensino jurídico e chamou a atenção para o início da utilização do sistema de videoconferência nos cursos da Escola: “Não é apenas pela qualidade do ensino praticado – que se verifica nos conteúdos programáticos e nível dos docentes – que a Escola se destaca, mas também pela aplicação das novas tecnologias à educação. Após as diversas palestras, realizadas nos últimos dois anos, por meio de videoconferência, a Escola começa, agora, a utilizar esse sistema para o oferecimento de cursos de aperfeiçoamento para juízes. Dessa forma, o jovem magistrado que está no interior do Estado ou, até mesmo em outros Estados, tem acesso ao conhecimento disponibilizado na sede da Escola”, afirmou.
No encerramento da cerimônia, o desembargador Roque Mesquita declarou sua satisfação em participar da condecoração aos professores Pedro Kassab e Joaquim Pedro Villaça de Souza Campos: “Em nome da Apamagis, parabenizo a direção da Escola pela iniciativa de prestar essa merecida homenagem, que me deixa especialmente gratificado, porque todos nós, aqui presentes, somos educadores”, concluiu.