Exposição de fotos “Somos todos imigrantes” é aberta no TJSP

O Tribunal de Justiça de São Paulo e a Cátedra Sérgio Vieira de Mello, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), inaugurou na manhã desta quinta-feira (10) a exposição “Somos todos imigrantes”, do fotógrafo Chico Max, em comemoração à Declaração Universal dos Direitos Humanos, celebrada mundialmente em 10 de dezembro. A mostra é composta por 19 imagens de homens, mulheres e crianças, exibidas pela primeira vez na sede do Judiciário paulista.

        

O desembargador Marco Antonio Marques da Silva, coordenador da área de Direito Processual Penal da EPM, professor da PUC-SP e presidente da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, falou sobre a importância da exposição. “O Tribunal de Justiça de São Paulo se engrandece ao enaltecer a data, que é comemorada no mundo inteiro como uma grande conquista. A ideia é retratar que somos imigrantes, refugiados e mais do que isso: somos todos irmãos. Talvez o que falta no mundo é solidariedade, tolerância e igualdade”, enfatizou. 

        

O fotógrafo Chico Max, com mais de 20 anos de experiência em artes visuais, disse que “o intuito é dignificar o imigrante e registrar a beleza dessas pessoas, que, em geral, aparecem depreciadas na mídia”.

        

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, enalteceu a “alegria para o Tribunal de Justiça em celebrar a data que se comemora a Declaração Universal dos Direitos do Homem, avanço para o qual tanta gente contribuiu e exige a nossa eterna vigilância, pois é fácil proclamar a universalidade, mas muito difícil colocar em prática. Neste dia estamos inaugurando a mostra com belíssimas fotos, e Justiça sem compaixão e sem amor não frutifica. Vamos propagar a paz no mundo, numa época em que passamos a acender o desejo de um mundo melhor. Essa mostra no Salão dos Passos Perdidos é proposital para que possamos reencontrar o caminho do amor e da fraternidade”, ponderou.   

 

Acompanharam a abertura da exposição os integrantes do Conselho Superior da Magistratura, desembargadores Geraldo Francisco Pinheiro Franco (presidente da Seção de Direito Criminal), Ricardo Mair Anafe (presidente da Seção de Direito Público) e Luiz Antonio de Godoy (presidente da Seção de Direito Privado em exercício e eleito para o biênio 2016/2017); o desembargador Paulo Magalhães da Costa Coelho; o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro, o chefe de Gabinete da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor doutor Lafayette Pozzoli; professor doutor e diretor do Curso de Direito da Universidade de São Paulo, José Rogério Cruz e Tucci; magistrados, servidores, advogados e público em geral.

 

Serviço

 

Mostra de Fotografias Somos todos imigrantes
Data
: 10 a 13 de dezembro das 12 às 18 horas.
Local
: Salão dos Passos Perdidos/ Palácio da Justiça TJSP  (Praça da Sé s/n – Centro – São Paulo).

 
Comunicação Social TJSP – HS (texto) / GD (fotos)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP