Curso “Aprofundando a compreensão da criança e do adolescente: uma visão em Winnicott” tem continuidade na EPM
Com a abordagem dos temas “A figura do cuidador”, “Resiliência e trauma” e “Psicopatologias na infância”, teve continuidade, no último dia 30, o curso Aprofundando a compreensão da criança e do adolescente: uma visão em Winnicott.
Coordenado pelo desembargador Reinaldo Cintra Torres de Carvalho, o curso teve início no dia 16 de março e prossegue até o final deste ano, dividido em dois módulos. As aulas iniciais foram ministradas pelos psicólogos e psicanalistas Afrânio de Matos Ferreira, supervisor e coordenador de cursos do Instituto Sedes Sapientiae, Sandra Tschiner, Sueli Hisada e Tereza Marques de Oliveira.
Reinaldo Torres de Carvalho esclareceu que a organização dessa segunda fase dos estudos e atividades em torno da teoria do psicanalista inglês Donald Woods Winnicott (1896-1971) atende um pedido dos alunos que participaram do curso “Compreender a criança e o adolescente: uma visão em Winnicott”, realizado no ano passado, que apresentou os aspectos globais a respeito da visão do psicanalista sobre o desenvolvimento psíquico da criança e do adolescente. Também observou que o curso visa a discussão e a reflexão sobre casos práticos, constituindo assim um laboratório para que os participantes possam expor e debater problemas do cotidiano forense.
“A ideia central do curso, dirigido a magistrados, servidores, assistentes sociais, psicólogos, promotores e defensores públicos, é como bem julgar o processo que envolva os interesses e os direitos da criança e do adolescente. É importante que o magistrado, em especial, conheça as diversas fases do desenvolvimento dessas pessoas para que, na hora em que decidir o processo, esteja seguro de que está respeitando o estágio de desenvolvimento daquela pessoa, beneficiária da Justiça que distribui, e transmita essa segurança ao jurisdicionado”, ponderou o coordenador.
Afrânio Ferreira, por seu turno, corroborou o nexo de continuidade entre o curso antecedente e o novo e falou sobre o formato do curso. “Pretendemos um trabalho mais próximo com os participantes, divididos em três grupos, de no máximo 30 pessoas cada um, em rodízio temático. Cada professor ministrará aula sobre o tema em que é especializado, de maneira que todos recebam a diversidade dos ensinamentos, embora cada grupo tenha uma dinâmica diferente”.
ES (texto e fotos)