03/12/07: XI Encontro do Copedem é realizado em Vitória (ES)
XI Encontro do Copedem acontece em Vitória (ES) |
O diretor da EPM, desembargador Marcus Vinicius dos Santos Andrade, participou do XI Encontro do Colégio Permanente de Diretores das Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), realizado de 29 de novembro a 2 de dezembro, em Vitória (ES). De acordo com o diretor da EPM, o evento foi extremamente produtivo e teve a participação de, praticamente, todos os diretores das escolas de magistratura estaduais do País. Durante a reunião, sediada pela Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes), foi discutido e aprovado o regimento interno.
Ficou estabelecido, em ata, que, na próxima reunião, a se realizar em João Pessoa (PB), sob os auspícios da Escola Superior da Magistratura da Paraíba (Esma), será encetada a reforma do estatuto para adequá-lo às necessidades atuais e promover dinâmica mais eficiente. Os principais tópicos que serão objeto de alteração são aqueles relacionados à possibilidade de reeleição para a presidência da comissão executiva do Colégio e à condição de elegibilidade, mais precisamente, se os elegíveis devem ser diretores de Escolas em efetivo exercício, inclusive na hipótese de recondução.
As questões discutidas foram registradas na “Carta de Guarapari”, que propôs a unificação das escolas em torno dos propósitos constitutivos do Copedem, em especial no que diz respeito às noções de técnica de gestão administrativa, conhecimento sócio-político da realidade nacional e busca de soluções para o tríplice comprometimento: justiça, juiz e cidadão (clique aqui para acessar a íntegra do documento).
O Copedem foi criado em julho de 2005, durante encontro realizado na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), e é presidido pelo ex-diretor da EPM, desembargador Carlos Augusto Guimarães e Souza Júnior. Dentre os objetivos do Colégio, estão a defesa dos princípios, das prerrogativas, da independência e das funções institucionais das escolas estaduais da magistratura, bem como o aumento do intercâmbio entre as escolas, de forma a uniformizar as atividades didáticas e acadêmicas e a troca de experiências administrativas e culturais.
|