Curso de aprofundamento no estudo de Winnicott tem debates sobre novas configurações familiares, casos judicializados e ética nas relações humanas

Teve prosseguimento hoje (31), na EPM, o curso Aprofundando a compreensão da criança e do adolescente: uma visão em Winnicott, com exposições dos psicólogos e psicanalistas Afrânio de Matos Ferreira, Sandra Tschiner, Márcia Regina Porto Ferreira e Tereza Marques de Oliveira, que analisaram os temas “Novas configurações familiares”, “Casos atendidos no Judiciário” e “Ética nas relações humanas”.

 

Iniciado em março, o curso visa estudar a teoria do psicanalista inglês Donald Woods Winnicott (1896-1971) sobre o desenvolvimento psíquico da criança e do adolescente, a partir da discussão e reflexão de casos práticos apresentados pelos participantes.

 

Afrânio Ferreira destacou a participação dos alunos com a apresentação de casos enfrentados no cotidiano, a partir de sua complexidade  psicanalítica e institucional. “Os profissionais que trabalham no Judiciário atuam com a alma. A Psicanálise de consultório é uma prática elitista, mas quando podemos transportar esse conhecimento para a população, por meio desse curso, percebemos a contribuição efetiva do método psicanalítico à realidade brasileira”, declarou. 

 

Em sua exposição, Sandra Tschiner revelou a existência de uma nova formatação familiar. “Estamos vivendo novas possibilidades de constituição de família. Independentemente das questões sociais envolvendo gêneros, temos que analisar como esses adultos estão tomando conta de uma criança, contribuindo para o desenvolvimento delas, para podermos ampliar a noção de família e de cuidado”.

 

FB (texto e fotos)

 

 

 

 

 

 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP