EPM inicia o curso “Rede: o que é isso?”
Com um debate conceitual sobre as redes de serviços de atendimento à Infância e Juventude, conduzido pelas assistentes sociais Abigail Silvestre Torres e Stela da Silva Ferreira, teve início hoje (2), na EPM, o curso Rede: o que é isso?.
O juiz assessor da Corregedoria Geral da Justiça Gabriel Pires de Campos Sormani, coordenador do curso, explicou que o objetivo é discutir o conceito, a formação e o aprimoramento das redes com o maior número possível de participantes (presenciais e a distância) e com “palestrantes gabaritados, que atuam fora do Tribunal de Justiça e trazem a experiência de suas áreas de atuação”.
A coordenadora do Núcleo de Apoio Profissional de Serviço Social e Psicologia da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJSP, Ana Cristina Marcondes de Moura, coordenadora adjunta do curso, destacou a relevância do trabalho desenvolvido em rede pelos profissionais que atuam no atendimento às crianças e adolescentes e frisou a necessidade da preparação técnica e da discussão ampla para o fortalecimento da rede em todo o estado.
Abigail Torres recordou a descentralização das políticas públicas estabelecida pela Constituição Federal de 1988, com o início de uma organização em rede, formada por atores que dialogam com instâncias de poder, incluindo o Judiciário. “Há um desejo de que as equipes do Judiciário possam contribuir para a ativação de redes, pois a sua intervenção depende muito das políticas públicas de proteção a crianças e adolescentes”.
Ela definiu rede como “uma maneira de fazer políticas públicas, que reflete um modo de funcionamento social em que as partes que a compõem se encadeiam, contribuindo da sua forma, a partir de suas atribuições e da sua capacidade de se conectar, construindo vínculos”.
Em sua explanação, Stela Ferreira enfatizou que a atuação em rede funciona com cooperação e não com a sobreposição de uma decisão externa. “As instituições, assim como as pessoas, se estiverem sendo pressionadas, acabam não oferecendo o melhor de si”, salientou.
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