EJUS conclui II Programa de preparação para a aposentadoria

A Escola Judicial dos Servidores (EJUS) encerrou hoje (9), em sua sede, as atividades do II Programa de preparação para a aposentadoria, com coordenação da psicóloga judiciária Maristela Colombo.

 

O curso, que contou com seis aulas mensais desde agosto, teve como objetivo central fornecer elementos legais, biológicos, psicossociais, previdenciários e financeiros, entre outros, de forma a contribuir para a reflexão sobre a decisão de se aposentar.

 

A palestra de encerramento foi preferida pela psicóloga e psicodramatista Elisete Garcia, que abordou o tema “Empreendedorismo e qualidade de vida na terceira idade – tecendo novos tempos e novos rumos pela arte de brincar”. Ela discorreu sobre o resgate das potencialidades, com a ajuda do método tatadrama, que consiste na  utilização de bonecos de pano da cultura popular brasileira, que permitem a manifestação de emoções e sentimentos.

 

“Nosso intuito é trabalhar a aposentadoria de uma forma mais criativa, para que nasça em cada participante o empreendedor. É importante que essa fase seja encarada com tranquilidade, ternura, respeitando tudo o que foi construído, para que se tenha melhor qualidade de vida”, sintetizou Elisete Garcia.

 

A escrevente Miriam Pereira de Deus, participante do curso, destacou a influência positiva que as reflexões trouxeram à construção de um novo ciclo. “Aposentadoria não é um fim, mas um caminho. Ela abre um leque sobre novas possibilidades. Tudo o que foi discutido foi excelente. Hoje, tenho outra perspectiva do que posso fazer daqui para a frente”.

 

FB (texto e fotos)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP