EPM inicia dois cursos sobre visão do psicanalista Winnicott
Tiveram início hoje (8) na EPM os cursos Aprofundando a compreensão da criança e do adolescente: uma visão em Winnicott, correspondente ao quarto módulo sobre a visão do psicanalista inglês Donald Woods Winnicott, e Compreensão da criança e do adolescente: uma visão em Winnicott, curso introdutório direcionado aos interessados que não participaram das edições anteriores.
Os cursos são coordenados pelo desembargador Reinaldo Cintra Torres de Carvalho, coordenador da área da Infância e Juventude da EPM e vice-coordenador da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do TJSP. As exposições e a supervisão dos debates estão a cargo dos psicólogos e psicanalistas Afrânio de Matos Ferreira, Daniel Kupermann, Leopoldo Pereira Fulgencio, Márcia Regina Porto Ferreira, Tereza Marques de Oliveira, Sandra Conforto Tschirner e Lygia Vampré Humberg.
Na apresentação do curso Compreensão da criança e do adolescente: uma visão em Winnicott, Reinaldo Torres de Carvalho ressaltou a pertinência dos fundamentos teóricos e clínicos desenvolvidos por Winnicott e sua aplicação nas atividades judiciárias, particularmente as que envolvem o trabalho com crianças e adolescentes, violência doméstica e nos casos atendidos pelas varas de Família e Sucessões.
“Necessitamos ter uma profundidade nessa área do saber para que nossa atividade profissional tenha resultados melhores e mais eficazes. O Tribunal de Justiça chegou a uma fase de consciência de que a infância e a juventude constituem um público merecedor não só de atenção no papel, mas efetiva, com investimentos de recursos, de pessoal e de equipamentos”, salientou Reinaldo Torres de Carvalho, destacando o papel desempenhado pela EPM nesse processo com a abertura de cursos sobre outras áreas do conhecimento, como a Psicologia e o Serviço Social.
Afrânio Ferreira comentou que o objetivo do curso introdutório é o de apresentar os fundamentos que embasam a teoria de Winnicott e sua contribuição para a compreensão do desenvolvimento emocional do ser humano, em particular “do atendimento de crianças e adolescentes, especialmente àqueles que tenham conflito com a lei, para podermos entender as questões subjetivas envolvidas”.
Aprofundando a compreensão da criança e do adolescente
Com o debate sobre o tema “Judicialização e parentalidade”, foram iniciadas as atividades do curso Aprofundando a compreensão da criança e do adolescente: uma visão em Winnicott (4º CAC), que dá continuidade aos dois módulos ministrados no ano passado e ao curso “Compreender a criança e o adolescente: uma visão em Winnicott”, realizado em 2015.
Com aulas semanais até 28 de junho, o curso abordará também os temas “Primeira infância”, “Relações familiares e violência” e “Psicanálise e Direito. “A cada mês, será realizada uma palestra com temas abrangentes como adoção, seguido de quatro encontros de supervisão, para que os alunos possam apresentar casos a partir de sua experiência profissional com ligação com o tema estudado, que serão debatidos em seus aspectos teóricos e práticos”, esclareceu Afrânio Ferreira.
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