Curso ‘Formação de Formadores’ da Enfam é concluído em Brasília
Terceiro módulo teve a duração de dois dias.
Nos dias 5 e 6 de setembro, foi realizado o terceiro e último módulo do curso Formação de Formadores – Desenvolvimento Docente - Nível 1, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) para magistrados e servidores que atuam na formação inicial e no aperfeiçoamento de juízes nas escolas judiciais estaduais e federais.
O curso teve a participação de servidores e de magistrados coordenadores da EPM, entre eles os coordenadores do Curso de Formação Inicial, juízes Ana Rita de Figueiredo Nery, Luis Felipe Ferrari Bedendi, Marcio Teixeira Laranjo, Marcelo Franzin Paulo e Marcos Pimentel Tamassia.
A última etapa consistiu de uma reunião por grupos, em que foram discutidos temas como Avaliação e Métodos ativos de ensino. Foram extraídas conclusões, apresentadas no dia seguinte, em meio a duas exposições dialogadas promovidas pela Enfam. A primeira foi do filósofo, ensaísta e professor espanhol Gonçal Mayos Solsona, da Universidade de Barcelona, que tratou da importância da formação humanística do magistrado. O segundo palestrante, professor André Luiz Freitas Dias, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), relatou sua experiência à frente do Programa Polos de Cidadania, do qual é um dos coordenadores.
Diversas iniciativas da EPM foram apresentadas à Plenária, tais como a de promover encontro entre juízes aprovados em concurso imediatamente anterior ao correspondente ao curso de formação inicial, para a troca de experiências. Outro procedimento da EPM compartilhado com representantes de outras escolas do país foi o de convocar os juízes em fase de vitaliciamento para um encontro com a coordenação do curso logo após os primeiros meses de judicatura, uma vez terminado o curso de formação inicial.
Curso
O módulo inicial do curso Formação de Formadores da Enfam foi realizado nos dias 6, 7 e 8 de junho, na EPM, com a participação de 35 magistrados e servidores que atuam na formação inicial e no aperfeiçoamento de juízes nas escolas judiciais estaduais e federais da Região Sudeste. A segunda etapa foi promovida na modalidade a distância, de 1 a 30 de agosto.
Com informações da coordenação do Curso de Formação Inicial
Fotos: Enfam