Mutirão “Justiça para todos” promove mais de mil acordos em Campinas

Mutirão “Justiça para todos” promove

mais de mil acordos em Campinas


O Setor de Conciliação e Mediação de Campinas (SP) realizou, no dia 11 de agosto, o mutirão de conciliação pré-processual “Justiça para Todos”, em parceria com a Câmara de Mediação e Conciliação da Fiesp (Camfiesp), com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e com a “EPTV Campinas”. O evento contou com a atuação de cerca de 50 conciliadores da Camfiesp – incluindo profissionais capacitados pela EPM – além de integrantes e funcionários do Judiciário, representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública e da OAB e estudantes de Direito.

O objetivo foi prestar atendimento jurisdicional à população, utilizando métodos alternativos de solução de conflitos para promover acordos em questões da Vara da Família e em pendências relativas aos contratos de habitação e ao pagamento de contas de telefone, água e luz. Além da Vara da Família, participaram a Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab), a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) e as concessionárias de serviços públicos: Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S.A. (Sanasa) e Telefônica S.A.

O evento foi coordenado pela juíza Mariella Ferraz de Arruda Pollice Nogueira, que destacou sua importância como fator de integração entre o Poder Judiciário e a comunidade, ao atingir um segmento da população que ainda tem dificuldades de acesso à justiça. “Com o mutirão, isso é alcançado de maneira simplificada, sem qualquer custo, mas, especialmente, com um atendimento de qualidade, prestado pelos inúmeros voluntários que se dispõem a ceder seu tempo em benefício dessas pessoas”, ressaltou.

No total, foram realizadas 1703 audiências, que resultaram em 1014 acordos obtidos (62%), sendo: 48 de Família (76% dos casos); 155 da Telefônica (67%); 156 da Sanasa (69%); 235 da CPFL (36%); 339 da CDHU (78%); e 81 da Cohab (81%).


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP