Presidente da Apamagis toma posse na Academia Cristã de Letras

  Presidente da Apamagis toma posse
 na Academia Cristã de Letras 

No último dia 22 de maio, o desembargador Sebastião Luiz Amorim, presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) tomou posse na Academia Cristã de Letras (ACL), em cerimônia realizada no Auditório Ernesto Igel do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

O evento foi presidido pelo presidente da ACL, Paulo Nathanael Pereira de Souza, e contou com a presença do diretor da EPM, desembargador Marcus Vinicius dos Santos Andrade; do presidente da Academia Paulista de Letras, desembargador José Renato Nalini; do presidente do Tribunal de Justiça Militar, juiz Evanir Ferreira Castilho; do presidente da Academia de Medicina de São Paulo, Guido Arturo Palomba; do presidente do CIEE, Luiz Gonzaga Bertelli; do 1º e 2º vice-presidentes da Apamagis, desembargadores Henrique Nelson Calandra e Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, entre outras autoridades.

No início da solenidade, o presidente da ACL saudou o novo integrante e discorreu sobre os objetivos da Academia. “Uma academia de letras tem como principal objetivo a defesa da língua, do idioma. A ACL tem como segunda finalidade preservar os valores filosóficos do cristianismo. O terceiro objetivo é a reunião de autores pelo seu talento, por sua cultura, pelo seu esclarecimento, e por elaborarem obras dignas de serem preservadas. Portanto, a ACL abre suas portas para uma pessoa que certamente irá honrá-la e que cumprirá as finalidades para a qual foi constituída”, ressaltou.

O desembargador José Renato Nalini discursou sobre a carreira do desembargador Sebastião Luiz Amorim na magistratura e sobre a finalidade da ACL. “A existência das Academias é uma sucessão de acontecimentos que interferem com a emotividade. As sentidas perdas seguem-se às aquisições de novos talentos e asseguram a permanência dessa idéia-força: a união em torno a ideais bem definidos. Seu objetivo, muito acima dos encontros formais e do convívio prazeroso entre pessoas de bem, é consolidar a perenidade dos ideais cristãos. O empenho na retomada de uma ética cristã, viva e fecunda, hábil a inocular outros ambientes e a contaminar beneficamente círculos maiores vê-se fortalecido hoje com a posse do desembargador Amorim”, declarou, salientando que espera que o amor do desembargador Amorim pelas criaturas se adicione aos demais acadêmicos da ACL para que ela seja “luz e norte para a sociedade”, concluiu.

Ao final, Sebastião Luiz Amorim discorreu sobre a responsabilidade de integrar a ACL. “Fazer parte, como membro efetivo, da Academia Cristã de Letras é, para mim, uma honraria que me deixa feliz e, ao mesmo tempo, preocupado pela grandiosidade da Laurea que me é atribuída. Feliz, porque encantado estou pelo fato de pertencer a uma Academia que é um orgulho paulista, tendo como meus pares ilustres mestres da palavra e excelentes criaturas. Preocupado, porque sei da minha responsabilidade de bem representá-la, amá-la e servi-la, eis que sua tradição de possuir em seu seio grandes escritores de elevados sentimentos artístico, cultural e humano, me faz compreender a magnitude de tal acontecimento”, exclamou o presidente da Apamagis.

Fonte:
www.apamagis.com.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP