EJUS e SGP promovem a palestra ‘Gestão de desempenho x gestão por competências’

Tema foi apresentado por Marisa Estela Karam.

 

A Escola Judicial dos Servidores (EJUS), em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), realizou na última sexta-feira (22) a palestra Gestão de desempenho x gestão por competências, ministrada pela psicóloga e mestra em Administração e Desenvolvimento Empresarial Marisa Estela Karam. O evento foi promovido na sede da EJUS, sob a coordenação da diretora da SGP 6, Maria Cristina Rabelo de Carvalho, e teve 537 inscritos nas modalidades presencial e a distância.

         

A palestra teve como objetivos apresentar as características do contexto atual e o impacto na gestão de pessoas; o conceito de competências, a evolução do conceito e as razões para gerir por competências no atual contexto; a estrutura do modelo de gestão por competências; o conceito de desempenho e meritocracia, as vantagens e cuidados ao avaliar o desempenho; e o modelo de avaliação de desempenho por competências.

         

A abertura foi feita pela juíza assessora da Presidência na área de Recursos Humanos, Ana Claudia Dabus Guimarães e Souza de Miguel, que lembrou que a exposição é a primeira de um ciclo de quatro palestras sobre gestão de pessoas. Ela observou que magistrados e servidores estão acostumados a pensar o conceito de competência sob o aspecto jurídico, como organização do exercício da jurisdição, mas na área de gestão de pessoas o conceito é estudado sob o aspecto humano. E frisou que no âmbito do serviço público esse conceito é relativamente novo, mas pode refletir em melhora do clima organizacional e da prestação jurisdicional. “Ser competente não é apenas reunir o aprendizado adquirido ou a formação necessária para determinado trabalho. É ter também a habilidade de realizar algo com esse conhecimento adquirido”.

         

Marisa Karam iniciou sua exposição contextualizando as mudanças ocorridas no século XX e o seu impacto sobre as últimas cinco gerações (tradicionalista, baby boomers, geração x, y e z) e como essa mudança de mentalidade impactou o ambiente corporativo.

 

Ela discorreu sobre o conceito de competência e sua evolução, enfatizando que o comportamento e a atitude são um diferencial em um mercado que exige a competência como premissa básica. E destacou como diferenciais características comportamentais como enfrentar situações novas a partir de experiências anteriores e a capacidade de aprender com a própria experiência e de se adaptar a novas situações.

         

Também participou do evento a secretária de Gestão de Pessoas do TJSP, Patrícia Maria Landi da Silva Bastos.

 

LS (texto) / RF (fotos)


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