EPM e CIJ promovem o seminário ‘Infância e Juventude e cidadania’
Exposição foi feita por Tabata Amaral.
A Escola Paulista da Magistratura (EPM), em parceria com a Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça de São Paulo, realizou na última sexta-feira (27) o seminário Infância e Juventude e cidadania, ministrado pela deputada federal Tabata Amaral.
O evento teve a participação do desembargador Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa, coordenador da CIJ, também representando o diretor da EPM, que fez a abertura dos trabalhos, e do juiz Paulo Roberto Fadigas Cesar, integrante da CIJ. Realizado no auditório do Gade MMDC, o seminário teve cerca de 700 inscritos nas modalidades presencial e a distância.
Em sua exposição, Tabata Amaral destacou o potencial transformador da educação, mencionando como exemplo sua trajetória pessoal. Oriunda de família humilde, ela estudou no ensino público até obter uma bolsa de estudos para ingressar na educação particular. Depois, graduou-se em Ciências Políticas e Astrofísica pela Universidade de Harvard (EUA).
A palestrante mencionou os abismos sociais e econômicos existentes no Brasil e o alto nível de analfabetismo, ponderando que um país mais desenvolvido, inclusivo e ético passa pela quebra do ciclo da pobreza. Ela lembrou que um dos principais motivos da alta taxa de evasão do ensino médio é o desinteresse e a falta de esperança no futuro, ultrapassando razões como maternidade ou necessidades econômicas. Nesse sentido, ressaltou o compromisso do Estado de zelar pela construção de um futuro promissor para a juventude, por meio da educação.
Tabata Amaral defendeu o modelo de educação integral, enfatizando a necessidade de educação cívica nas escolas, para esclarecimento sobre a estrutura política do País e sobre questões que envolvem a atuação cidadã, bem como de matérias voltadas às artes, de âmbito socioemocional e que desenvolvam a capacidade de falar em público e de trabalhar em grupo. Destacou ainda a importância de se discutir temas como a diversidade e a inclusão.
LS (texto) / RF (fotos)