Nova diretoria assume gestão da EPM
Luís Francisco Aguilar Cortez é o novo diretor.
A nova diretoria da EPM assumiu a gestão da Escola na mesma cerimônia em que foi promovida a posse administrativa dos integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM) para o biênio 2020/2021. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre Ministro Costa Manso, no Palácio da Justiça, sede da Corte, e foi prestigiada por mais de 300 pessoas, entre magistrados, servidores, familiares e amigos dos empossados, em ambiente de união e confiança no futuro. Cada um dos novos dirigentes proferiu breves palavras de agradecimento e reconhecimento.
O diretor da EPM, desembargador Luís Francisco Aguilar Cortez, agradeceu aos colegas pela confiança e reiterou que a instituição está à disposição para colaborar com o que for necessário para o aperfeiçoamento do TJSP. Completam a atual Diretoria da Escola os desembargadores Milton Paulo de Carvalho Filho (vice-diretor); Renato Rangel Desinano e Dácio Tadeu Viviani Nicolau (Seção de Direito Privado); Moacir Andrade Peres e Luciana Almeida Prado Bresciani (Seção de Direito Público); Fernando Antonio Torres Garcia e Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho (Seção de Direito Criminal); e Carlos Bortoletto Schmitt Corrêa (juiz de entrância final).
O corregedor-geral da Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Ricardo Mair Anafe, reafirmou seu compromisso "de buscar elevar sempre o Tribunal de Justiça a seu patamar de destaque, que lhe é merecido, e aprimorar cada vez mais a prestação jurisdicional". "Nós servimos ao Estado, nós servimos ao Brasil – somos servidores que cumprem fielmente seu dever. E cumprir seu dever é agir com absoluta retidão, que é assim que se pontua a conduta do Tribunal de Justiça de São Paulo", acrescentou.
O vice-presidente da Corte, desembargador Luis Soares de Mello, emocionou o público com palavras de gratidão aos colegas magistrados e amor à família. "Jamais me afastarei de todos os meus ideais, princípios, deveres e promessas, de forma a continuar a dar tudo, absolutamente tudo de mim para a mantença do gigante nome que esta instituição quase sesquicentenária possui, alinhando-me àqueles que tomam posse hoje e aqui", declarou ele.
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, fez seu primeiro pronunciamento à frente da Corte. "Exercerei a Presidência com humildade, vontade, determinação e muito desejo de acertar", afirmou. "Exercerei de forma veemente a defesa da Corte e dos magistrados", continuou. "Servos da Constituição, caminharemos na direção de nos fazer ouvidos e atendidos na formulação dos pleitos que garantam nossa convivência harmônica, mas independente, com os demais Poderes."
Empossados na solenidade, também discursaram o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Dimas Rubens Fonseca; o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Paulo Magalhães da Costa Coelho e o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger. O decano da Corte, desembargador José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino, completa o CSM.
Também prestigiaram a posse administrativa o desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, presidente do Tribunal de Justiça no último biênio; o secretário de Estado da Justiça e Cidadania e presidente do Tribunal no biênio 2016/2017, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti; o presidente da Corte no biênio 2014/2015, desembargador José Renato Nalini; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo, desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior; a presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), desembargadora federal Therezinha Astholphi Cazerta; o presidente eleito do TRF-3, desembargador federal Mairan Maia; o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Gianpaolo Poggio Smanio; o vice-presidente e corregedor do TRE-SP, desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia; o presidente da Federação Latino-Americana de Magistrados, desembargador Walter Rocha Barone; o vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, juiz Fernando Figueiredo Bartoletti; a presidente da Associação Paulista de Magistrados, juíza Vanessa Ribeiro Mateus; o presidente da Magiscred, desembargador Cláudio Hamilton Barbosa; o presidente da Seção de Direito Criminal no biênio 2018/2019, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; o ouvidor do TJSP, desembargador Mohamed Amaro; o presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), Renato José Cury; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Sérgio Ricardo Moretti; o delegado-chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, Fábio Augusto Pinto; entre outras autoridades, servidores, familiares e amigos dos empossados.
GA (texto) /AC, PS e RL (fotos)